Fundação Cultural revitaliza monumentos, em Porto Velho

MonumentosTrês monumentos históricos de Porto Velho foram restaurados pela prefeitura, por meio da Fundação Cultural (Funcultural). “O Abraço de Ferro”, “O Indígena” e o “Painel dos Pioneiros” foram revitalizados pelo artista plástico Júlio Carvalho, idealizador das peças. Os recursos para esses trabalhos são provenientes da Funcultural e compõe um pacote de obras no valor de R$ 91 mil.

Segundo o artista, a escultura “O Indígena”, que fica na BR-364, saída para Candeias do Jamari, foi todo escovado e os pontos de solda e a base foram recuperados. Além disso, o monumento foi pintado novamente. Já no Painel dos Imigrantes foi feita uma restauração das cores originais com tinta específica para concreto, o que garante mais durabilidade. Após revitalizado, “O abraço de ferro” foi retirado do cruzamento das avenidas Lauro Sodré e Costa e Silva, e foi colcoado na avenida Jorge Teixeira, entre as avenidas Pinheiro Machado e Dom Pedro II.

A próxima obra a ser trabalhada será o “Painel dos Imigrantes”, que ficava localizado no Trevo do Roque, mas foi retirado para a construção dos viadutos. O artista informou que em relação a esse monumento, será preciso “um trabalho mais braçal e complexo, pois a base foi perdida e parte das cordas que seguram as placas destruídas”.

Será escolhido um local para a instalação deste último monumento com a opinião da população da capital, já que, segundo a prefeitura, essa é uma das  obras mais cobradas.

Fonte: G1

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA