terça-feira, setembro 28, 2021

Furacão Larry com ventos de 205 km ameaça Antilhas e Estados Unidos

(Foto: © REUTERS/Marco Bello/direitos reservados)

O furacão Larry aumentou de intensidade com ventos de 205 quilômetros (km) nas últimas horas, ameaçando as Pequenas Antilhas e a costa leste dos Estados Unidos, avisou hoje (4) o Centro Nacional de Furacões.

O “olho do furacão” Larry, que também aumentou de tamanho, localiza-se a cerca de 1,7 mil km a leste das Ilhas Leeward e a cerca de 2.570 km a sudeste das Bermudas, de acordo com o Centro Nacional de Furacões (NHC, na sigla em inglês), em comunicado.

O centro norte-americano prevê que as ondas provocadas pelo Larry cheguem às Pequenas Antilhas no domingo e se estendam por partes das Grandes Antilhas, Bahamas e Bermudas, na segunda e terça-feira.

Há ainda a perspectiva de que uma ondulação significativa possa ocorrer na costa leste dos EUA na terça-feira, desencadeando correntes perigosas.

O Larry mover-se na direção oeste-noroeste, a cerca de 24 km por hora, apesar de se esperar que a deslocação para noroeste seja um pouco mais lenta nos próximos dias.

No entanto, o Larry, que é um furacão de categoria três na escala Saffir-Simpson, que vai até 5, poderá ficar ainda mais forte, admite o NHC.

A previsão dos meteorologistas é a de que atinja a força de um grande furacão nos primeiros dias da próxima semana.

A Administração Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos (NOAA) prevê que a atual temporada de furacões no Oceano Atlântico terá uma atividade acima da média dos últimos anos.

Este ano, e até agora, quatro furacões formaram-se no Atlântico: Henri, Grace, Elsa e a Ida, sendo que este último causou morte e destruição nas Caraíbas e nos Estados Unidos.

Fonte: Agência Brasil

Publicação anterior

Advertisment

Outras notícias

Operação Iara: PMRO realiza apreensão de quase 30 kg de pirarucu

A Polícia Militar do Estado de Rondônia (PMRO) por meio do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), realizou a apreensão de quase 30 quilos de...

Com dois dias de competição, Copa Vilhena de Vôlei de Praia apresenta disputas de alto nível

Torneio contou com a participação de atletas de diversos municípios e foi base para definir os representantes de Vilhena nos Jogos Intermunicipais de Rondônia Foi...

Adolescente recupera visão após cirurgia realizada pelo projeto “Enxergar” do Governo de Rondônia

Desde 2019, quando iniciou o projeto “Enxergar”, iniciativa do Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), a ação devolveu...