sábado, setembro 18, 2021

GIRO DE NOTÍCIAS – Santa Marcelina na prevenção à hanseníase

Um giro rápido sobre olimpíadas, golpes contra segurados do INSS, nossa cachaça e a eficácia das máscaras

PORTO VELHO – Uma doença que tem cura. A campanha do hospital Santa Marcelina, com apoio do SUS (Sistema Único de Saúde), pretende conscientizar a todos quando o assunto seja hanseníase. E os folderes sobre o assunto estão sendo distribuídos nas ruas de Porto Velho.

Mas é preciso evitar a doença e, para isso, a Irmã Claudia, do hospital Santa Marcelina, recomenda o autocuidado, até porque o índice em nossa região ainda é alto.

CONTATOS

Para saber mais sobre a hanseníase, use o telefone 69 3218 2200 ou 69 3218 2211. Ou telefone do “Disque Saúde”, o 136.

APOSENTADOS

O INSS divulgou nota alertando que golpistas têm se aproveitando das revisões em alguns benefícios para tentar obter dados pessoais dos beneficiários. “As abordagens podem ocorrer por carta, e-mail, telefonema ou mensagem de celular”, alerta o instituto.  Tentativas de golpe podem ser denunciadas a ouvidoria do INSS, no endereço da Controladoria-Geral da União (CGU), ou pelo telefone 135.

AS VÍTIMAS

Vítimas de golpe devem registrar um boletim de ocorrência e comunicar o caso aos órgãos envolvidos, que podem ser, além do próprio INSS, o banco em que é pago o benefício.

MÁSCARAS

A Fiocruz publicou um estudo reforçando as evidências sobre a eficácia de máscaras para conter a transmissão a covid., a partir de análise de partes de máscaras usadas por pessoas infectadas. Concluiu que, nas amostras examinadas, o vírus não ultrapassou a camada externa, rumo ao exterior, casos dos modelos de pano com duas ou três camadas. O estudo foi publicado na plataforma de pré-print medrxiv.

VAI UMA DOSE AÍ?

O Brasil tem 5.523 marcas de cachaça e aguardente disponíveis no mercado para comercialização, coleção e degustação pelos apreciadores e colecionadores de rótulos destes destilados. O número de marcas de cachaça registradas aumentou 18,5% em 2020, na comparação com o ano anterior, e as marcas de aguardente tiveram incremento de 11,3%. São 4.743 marcas de cachaça e 780 marcas de aguardente registradas no país.

RONDÔNIA PRESENTE

A abrangência nacional de produtores de cachaça aumentou em 2020, quando foram identificados produtores registrados no Mapa em 25 unidades da federação. Apenas os estados do Amapá e Roraima não têm produtores de cachaça registrados.

ONDE ENCONTRAR

Os dados foram divulgados terça-feira, 6, pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) na publicação “A Cachaça no Brasil: Dados de registro de Cachaças e Aguardentes”.

OLIMPÍADA

A seleção brasileira feminina de handebol, classificada para os Jogos Olímpicos, venceu o primeiro de três amistosos em Siofok (Hungria), onde a equipe faz a última fase de treinamentos antes da Olimpíada de Tóquio (Japão). Nesta quarta-feira, 7, as brasileiras superaram por 22 a 21 a equipe de Montenegro, medalha de prata em 2012, nos Jogos de Londres (Inglaterra).

Por: JLA Cavalcanti e equipe, com informações da agenciabrasil.ebc.com.br

Publicação anterior

Advertisment

Outras notícias

CDL Cacoal defende retorno de voos da Azul

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Cacoal (CDL Cacoal) une-se as demais entidades de classe, no sentido de solicitar o retorno dos voos da...

Brisa da Mata será o primeiro condomínio residencial de sobrados geminados em Cacoal

Em Cacoal, o mês de setembro de 2021 será marcado pelo lançamento de mais um grande empreendimento. Responsável por residenciais e condomínios como Vila...

Coluna Marisa Linhares 16 de setembro

EQUIPE DE VENDAS FIAT PSV Registrei na PSV CACOAL do renomado Grupo Gilberto Miranda em Rondônia, a gerente de vendas Rute Mandrick com os consultores...