domingo, setembro 26, 2021

GIRO DE NOTÍCIAS – Se aprovado pela Câmara, projeto amplia proteção à mulher vítima de violência

Governo do Acre anuncia concurso, ainda este ano, para compor os efetivos do Corpo de Bombeiros

PORTO VELHO – A Câmara Federal debate  o projeto de lei 501/19, da deputada Leandre (PV-PR), que obriga os estados a criarem, em suas microrregiões, Delegacias Especializadas no Atendimento à Mulher no prazo de cinco anos. Atualmente, no Brasil existem apenas 381 delegacias especializadas – nem todas para atendimento à mulher – e apenas 139 varas especializadas no Poder Judiciário. Para reverter esse cenário, está em discussão na Câmara o projeto de lei 501/19, da deputada Leandre (PV-PR), que obriga os estados a criarem, em suas microrregiões, Delegacias Especializadas no Atendimento à Mulher no prazo de cinco anos.

INSULINA

A  descoberta da insulina – e de sua eficácia para o tratamento do diabetes – completa, em 2021, um século tendo o mérito de ter salvo milhões de vidas ao redor do mundo. Retratada como “hormônio da vida”, essa substância produzida pelo pâncreas pode ser obtida, visando tratamentos médicos em larga escala, tanto de animais quanto em laboratórios.

INOVAÇÃO

Antes, para produzir 1 quilo de insulina (visando o tratamento de humanos), era necessário coletar o pâncreas de 50 mil animais. Mas, por meio da biotecnologia, o biólogo e pós-doutor em Engenharia Genética Spartaco Astolfi Filho coordenou estudos que resultaram na produção de insulina humana em laboratório, a partir de fermentação bacteriana.

MADE IN  BRAZIL

Essa tecnologia inovadora foi desenvolvida pela Universidade de Brasília (UnB) em parceria com a empresa Biobrás Bioquímica do Brasil.

BOMBEIROS

O governo do Acre anunciou que fará concurso, ainda este ano, para compor os efetivos do Corpo de Bombeiros Militar do Estado. A expectativa é que seja uma quantidade grande de vagas,  e o edital deve sair dentro de próximos meses. Portanto, quem quiser é só começar a acompanhar a divulgação do edital e estudar.

CRIANÇAS

Uma pergunta que está circulando em Porto Velho: Será que os órgãos de assistência não estão ajudando refugiados venezuelanos?. E tem mais: e as crianças? O dia todo com suas mães nas esquinas da capital, em situação pelo menos deprimente.

VOTO IMPRESSO

O presidente da Câmara Federal garantiu ontem que vai mesmo levar ao plenário daquele Legislativo a questão do voto impresso, o que não está agradando aos partidos que votaram contra. Aliás, um dos membros do “não”, deputado pernambucano do MDB fará novo relato na comissão especial, e dificilmente, conforme o noticiário, será a favor do que as ruas querem.

HISTÓRIA

Narrador do canal 39 do Sportv, na decisão deste sábado do futebol olímpico dizendo que o Brasil é o único bicampeão do torneio. É bom quem ouviu descartar a informação, porque o Uruguai foi campeão e bi em 1924 e 28; a Inglaterra (Grã Bretanha) em 1908 e 1912; a Hungria em 1964 e 1968; a argentina em 2004 e 2008.

CONFIRA EM

https://ge.globo.com/olimpiadas/futebol/noticia/brasil-e-o-sexto-multicampeao-olimpico-no-futebol-masculino-veja-todos-os-medalhistas.ghtml

Por: JLA Cavalcanti e equipe, com informações da AgênciaBrasil

Publicação anterior

Advertisment

Outras notícias

Processo seletivo é aberto com 70 vagas para professores em escolas indígenas em RO

Um processo seletivo foi aberto esta semana em Rondônia para a contratação temporária de 70 professores para escolas indígenas. Os salários chegam a R$...

Governo prepara pagamento das verbas rescisórias a profissionais de saúde contratados temporariamente na pandemia

O Governo de Rondônia, por meio da  Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), juntamente com a Superintendência Estadual de Gestão de Pessoas (Segep) e...

Empresário é sequestrado na porta de banco em RO e tem caminhonete roubada

Um empresário foi sequestrado na última sexta-feira (24) em Porto Velho próximo a um banco na região central da cidade e teve a caminhonete...