23.8 C
Nova Iorque
sexta-feira, julho 23, 2021

Governo de Rondônia alerta produtores rurais sobre decreto que proíbe as queimadas controladas

RONDÔNIA – Com base no decreto federal nº 10.735, o Governo de Rondônia, a Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), alerta aos produtores rurais regionais que estão proibidas por 120 dias, com ressalvas específicas, as queimadas controladas.

O objetivo é prevenir o alastramento de incêndios em propriedades rurais

De acordo com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), órgão ligado ao Ministério do Meio Ambiente (https://bityli.com/K6xvm), “considera-se queima controlada o emprego do fogo como fator de produção e manejo em atividades agropastoris ou florestais, e para fins de pesquisa científica e tecnológica, em áreas com limites físicos previamente definidos”.

O secretário de Estado da Agricultura, Evandro Padovani, relembrou que a queima “é prejudicial ao solo” e “ao meio ambiente como todo”. Também foi ressaltado pelo titular que as novas tecnologias disponíveis nos setores de produção do agronegócio são suficientes para afastar a possibilidade do uso de fogo como método. “A matéria orgânica sobre o solo é altamente necessária para a proteção da produção. Hoje, o fogo foi banido das boas práticas agropecuárias”.

Instrução

A Seagri sugere ainda a realização de aceiros como forma eficaz de contenção de incêndios. “Pedimos que os produtores reforcem os cuidados fazendo os aceiros preventivos nas divisas com os lotes, cercas, estradas”, pontuou Padovani.

O secretário concluiu que “caso haja, porventura, um foco com potencial incendiário, o desbaste deve impedir eventual alastramento nas propriedades”.

 

 

 

 

 

Fonte
Texto: Vinicius Canova
Fotos: Frank Néri e Esio Mendes
Secom – Governo de Rondônia

Notícias relacionadas

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- anuncio-

Últimas Notícias