sábado, setembro 18, 2021

Governo de Rondônia realiza mutirão de cirurgias ortopédicas no Hospital Regional de Cacoal

Fotos: Giliane Perin

O Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), intensifica nos próximos dias a realização de cirurgias ortopédicas no Hospital Regional de Cacoal (HRC). Especialmente no final de semana, dias 4 e 5, e no feriado do Dia da Independência, 7 de setembro, a meta é realizar até 15 cirurgias por dia.

“Além das cirurgias habituais, cirurgias eletivas da ortopedia que vem acontecendo normalmente, mais 70 pacientes serão operados neste mutirão, para tentar diminuir uma fila de espera que aumentou bastante no período da pandemia”, destacou o gestor da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Fernando Máximo.

Atualmente, a fila de espera por cirurgias ortopédicas no Hospital Regional de Cacoal é de 115 pacientes e a expectativa do Governo do Estado, com um novo mutirão, é reduzir em 60% esse número ao longo da próxima semana.

“Com a redução dos casos de covid-19 e a disponibilidade de leitos, temos agora mais leitos sendo destinados aos outros atendimentos oferecidos pelo HRC e em breve queremos fazer novos mutirões”, afirma o diretor do Complexo Hospitalar Regional de Cacoal, João Henrique Paulo Gomes.

O diretor explicou ainda, que antes do início da pandemia, o Poder Executivo chegou a realizar um primeiro mutirão de cirurgias ortopédicas no HRC e o plano era realizar outros para especialidades diferentes.

“Infelizmente surgiu a pandemia de covid-19 e o foco principal do Governo foi enfrentar esse momento e criar condições para atender todos que necessitavam e ainda necessitam de atendimento e suporte médico. Agora que tivemos redução no número de casos, estamos atendendo a solicitação do governador Marcos Rocha, que é intensificar a realização de cirurgias para atender os cidadãos, reduzindo o tempo dos pacientes nas filas de espera”, completou o diretor.

Hoje, dos 115 pacientes que aguardam por cirurgia ortopédica no Hospital Regional de Cacoal, 76 são homens e 39 mulheres. “Pelo menos 15 profissionais estarão diretamente envolvidos neste mutirão, sendo intensificado durante o final de semana e o feriado. Vale ressaltar que a maioria dos pacientes que aguarda na fila de espera teve traumas resultantes de acidentes de trânsito. Por isso fica aqui o nosso pedido e alerta da importância de redobrar a atenção”, pontua o secretário regional do Governo em Cacoal, José Moura dos Santos.

“Simultaneamente a este mutirão de cirurgias ortopédicas, está acontecendo também em Cacoal, em hospital particular, mas custeado completamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), pelo Governo do Estado, o mutirão de cirurgias oftalmológicas. São mil cirurgias de cataratas e 200 cirurgias de pterígio ou seja, são duas ações paralelas e concomitantes”, reforça Fernando Máximo.

 

Por: Governo de Rondonia/Giliane Perin

Publicação anterior

Advertisment

Outras notícias

CDL Cacoal defende retorno de voos da Azul

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Cacoal (CDL Cacoal) une-se as demais entidades de classe, no sentido de solicitar o retorno dos voos da...

Brisa da Mata será o primeiro condomínio residencial de sobrados geminados em Cacoal

Em Cacoal, o mês de setembro de 2021 será marcado pelo lançamento de mais um grande empreendimento. Responsável por residenciais e condomínios como Vila...

Coluna Marisa Linhares 16 de setembro

EQUIPE DE VENDAS FIAT PSV Registrei na PSV CACOAL do renomado Grupo Gilberto Miranda em Rondônia, a gerente de vendas Rute Mandrick com os consultores...