quarta-feira, setembro 22, 2021

Dia do Agricultor é celebrado em evento promovido pela Secretaria de Agricultura de Cacoal

Na manhã desta quarta-feira, o prefeito de Cacoal, Adailton Fúria, participou de uma solenidade em homenagem ao Dia do Agricultor, celebração que ocorre todo o dia 28 de julho de cada ano, desde que a data foi incluída no calendário de datas comemorativas pelo ex-presidente Juscelino Kubitscheck, através do Decreto Lei 48.630, sancionado em 27 de julho de 1960, em comemoração à criação do Ministério da Agricultura, em 1860, pelo imperador do Brasil, D. Pedro II.

Foi oferecido um café da manhã aos agricultores e agricultoras, mas antes, houve uma palestra na qual o Diretor de Cursos do IFRO, Prof. Rodolfo Gustavo Teixeira Ribas, falou da importância da agricultura familiar e citou o fato de que, excluindo-se os grandes empreendimentos do agronegócio que plantam em larga escala soja, milho, trigo e cana de açúcar, 70% do que é destinado ao consumo da população provém das pequenas propriedades. O prof. Rodolfo Ribas também falou que lhe foi pedido para dar algumas dicas aos agricultores, mas ele ressaltou que, ao contrário, eram eles que tem dicas a oferecer através da sabedoria que acumulam ao longo de suas vidas.

A mesa foi composta pelo prefeito Adailton Fúria, vice-prefeito Cássio Gois, presidente da Câmara, João Paulo Pichek e pelos vereadores Ezequiel Câmara, Luiz Fritz, Dr Paulo Henrique, Romeu Moreira, Toninho de Jesus e Zivan Almeida. Também participou do evento, como convidado, o Secretário de Produção e Agronegócio do Acre, José Aristides Junqueira Franco Júnior (Nenê Junqueira). A mesa foi composta ainda pelo secretário da agricultura, Alcides Zacarias Sobrinho e pelo reitor do Instituto Federal de Rondônia (IFRO), prof Davys Sleman de Negreiros.

Também estavam presentes à solenidade o secretário Sandro Coelho, o chefe de gabinte, Silvio Machado, e os representantes do Conselho Municipal de Agricultura, dirigentes de Associações Rurais, bem como os demais homenageados, os agricultores, de cujo trabalho beneficia-se toda a cadeia produtiva do município, e cuja riqueza por eles produzida fomenta o desenvolvimento socioeconômico do Município, do Estado e do País.

Ao discursar no encerramento da solenidade, o prefeito congratulou-se com todos os agricultores, por essa data, e aproveitou o ensejo para falar dos esforços da administração atual em garantir recursos e serviços em favor da agricultura familiar. Adailton Fúria enfatizou que, ao assumir, optou por delegar à Semagri a responsabilidade de assumir os trabalhos de reparos e patrolamento nas linhas vicinais, atender os agricultores com carreadores e outros serviços, deixando a Secretaria de Obras para cuidar da infraestrutura urbana.

“Quando comuniquei essa minha decisão, houve quem duvidasse que daria certo, sob a alegação de que isso não acontece em nenhum outro município do Estado, mas deu tão certo que hoje mais de mil KM de estradas vicinais foram recuperadas e fomos muito além, como atender demandas de várias décadas, como foi o caso de remover enormes pedras que tanto prejudicavam o trânsito de veículos em alguns trechos”, ressaltou.

Publicação anterior

Advertisment

Outras notícias

Prova de vida do INSS precisa ser feita por 37 mil segurados em Rondônia até 2022; veja como

Caiu para 37 mil o número de rondonienses que precisa fazer a prova de vida, segundo levantamento do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)...

Feirante é presa por matar homem a tiros em Porto Velho: ‘Ele vivia me ameaçando’

Uma feirante foi presa nesta terça-feira (21) em Porto Velho suspeita de matar um homem identificado como André Marinho Oliveira, de 36 anos, em...

Professores da rede municipal de ensino serão contemplados com notebooks

A Câmara Municipal de Vilhena aprovou R$ 3.180.630,97 para uso da Secretaria Municipal de Educação (Semed). A deliberação aconteceu durante a 23ª sessão ordinária...