Hospital Regional de Cacoal realiza mutirão de cirurgias ortopédicas

hospitalAtualmente, a lista de espera para uma cirurgia ortopédica no Hospital Regional de Cacoal (RO), a 480 quilômetros de Porto Velho, conta com 145 nomes. O paciente mais antigo já aguarda pelo procedimento há mais de um mês. Para acabar com essa espera, o hospital iniciou, na quinta-feira (23), um mutirão de cirurgias. De acordo com o diretor geral do hospital, Marco Aurélio Vasques, em 15 dias todas as cirurgias já terão sido realizadas.

“Essa lista se formou porque o Hospital Regional de Urgência de Cacoal, antiga Unidade Mista, não possuia centro cirúrgico, com isso, as pessoas que necessitam de cirurgias acabam esperando mais tempo, pois todos os procedimentos estão sendo realizados no Hospital Regional”, explicou Vasques.

Ao todo, 12 médicos se revezarão nos procedimentos realizados em duas salas cirúrgicas. Dois deles vieram do Rio de Janeiro, da Instituição Brasileira de Políticas Públicas (Ibrapp). Ao dia, o hospital irá realizar de 10 a 12 procedimentos cirúrgicos.

“Eles possuem uma expertise maior no assunto, e irá contribuir muito com o trabalho. Além disso, nos temos mais 10 médicos que também irão realizar cirurgias. Durante esses 15 dias, iremos trabalhar de forma intensiva, começando pela manhã e parando por volta de 0h”, afirmou Vasques.

O diretor acredita que o problema com lista de espera para cirurgias deva acabar, após o centro cirúrgico do Hospital de Urgência começar a funcionar. A previsão é que seja liberado em julho deste ano. “A reforma da parte elétrica já está pronta e nós já iniciamos a reforma predial. A ideia é que nos precisaremos de mais 60 dias. Queremos no início de julho poder utilizar o centro cirúrgico do pronto socorro”, disse.

Durante o mutirão serão atendidos pacientes de Cacoal, Rolim de Moura, Pimenta Bueno, Espigão do Oeste, Ji-Paraná e de toda a região do interior do estado.

Fonte: G1

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA