Idaron prepara coleta de embalagens vazias de agrotóxicos em Ouro Preto do Oeste

agroA Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia – Idaron através da unidade de Ouro Preto do Oeste estará promovendo neste mês de setembro dias de coletas de embalagens de agrotóxicos vazias. Segundo informou o chefe do Idaron local Peterson Piovezan Barbosa a programação é a seguinte: dia 23/09 a coleta será na Linha 80 na sede da ARPAGRO e no dia 30/09 na RO 470 (conhecida como Linha 81) o local será a sede da ARPAGRO em ambos os dias o Idaron contará com a parceria da EMATER.

De acordo com Peterson Piovezan, a campanha de coleta tem por objetivo conscientizar os produtores rurais sobre a necessidade de cumprir a determinação da legislação que obriga a devolução das embalagens de agrotóxicos por causarem risco à saúde das pessoas e a contaminação do meio ambiente.

Além da obrigatoriedade da devolução, é necessário seguir algumas determinações para garantir a saúde da população, como explica Peterson Piovezan “Assim que for concluída a aplicação do produto, o produtor precisa realizar a tríplice lavagem (lavadas três vezes sobre pressão). Depois, é preciso danificar a embalagem para garantir que ela não seja reutilizada e, depois, devolver ao posto de recolhimento”, afirma.

A devolução das embalagens de agrotóxicos pelo produtor rural passou a ser obrigatória desde o 1° de junho de 2002, quando entrou em vigor a Lei Federal 9.974, que regulamenta o uso, a produção e a fiscalização de produtos químicos. A multa para quem não cumprir a lei varia e pode chegar até R$ 2,5 mil, sendo o dobro em caso de reincidência.

Dentro deste contexto se observa que a coleta de embalagens vazias de produtos agrotóxicos vem ganhando força em todo o País. Desde o surgimento do Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias, em 2002, já foram mais de 202 mil toneladas de embalagens recolhidas e a taxa de retorno chega a 95%.

Semana Nacional da Raiva

A unidade do Idaron em Ouro Preto do Oeste estará participando ativamente da Semana Nacional da Raiva, com palestras proferidas pelos seus técnicos junto as escolas do município.

Fonte: Secom – Governo de Rondônia

 

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA