quinta-feira, setembro 23, 2021

Lenha na Fogueira – Zé Katraca celebra o Dia de Tereza de Benguela

A roda de samba do Beto Cezar e o grupo Doce Melodia que aconteceu domingo passado (25), no Mercado Cultural, agitou o mundo dos sambistas de Porto Velho.

**********

O samba começou por volta das 18 horas, com o Doce Melodia liderado pelo cavaquinhista Walber do Cavaco mandando uma série de clássicos do Samba/Pagode, seguido do cantor Beto Cezar.

**********

Beto após alguns sambas, convidou o interprete Reginaldo Cardoso o Makumbinha que estava acompanhado de membros da escola de samba Asfaltão, para cantar alguns sambas e logo depois, também convidou a participar da Roda o compositor Silvio M. Santos.

**********

O pagodeiro Louro Rodrigues assumiu o comando da Roda de Samba completando o esquenta, que preparou o público que literalmente lotou o Calçadão Manelão em frente ao Mercado Cultural para receber o sambista paulista, compositor e interprete: ROYCE DO CAVACO.

***********

Por volta das 21 horas o intérprete da escola de samba Rosa de Ouro, de São Paulo, Royce do Cavaco,  atendendo convite do Beto Cezar fez uma participação especial, cantando e encantando o público.

***********

Na realidade, o Royce do Cavaco encontra-se em Porto Velho como convidado do Beto Cezar, para ser o Padrinho de Casamento do nosso sambista, que vai acontecer nesta terçam feira 27. Aproveitando a estadia do supercampeão de samba enredo do carnaval paulista o convidou a participar da Roda de Samba de domingo no Mercado Cultural.

***********

Royce não se fez e rogado e marcou presença para felicidade dos sambistas de Porto Velho. Na realidade, para quem não sabe, Royce do Cavaco é parceiro do Beto Cezar e recentemente gravou o samba “Nossa Luz” uma parceria dos dois.

**********

Domingo passado (25), foi festejado o Dia de Tereza de Benguela e pela primeira vez, a data foi comemorada com todas as pompas, pelo governo de Rondônia.

**********

Em solenidade que aconteceu no Teatro Guaporé na noite de domingo dia 25, a Superintendência da Juventude, Cultura, Esporte e do Lazer (Sejucel), entregou as comendas do 1º Prêmio Tereza de Benguela a 15 mulheres negras selecionadas pelo Conselho Estadual de Cultura em comemoração ao Dia da Mulher Negra que foi instituído pelo Governo Federal, através da Lei nº 12.987/2014.

********

Quem também foi homenageado foi o Governador Marcos Rocha afinal de contas, ele é descendente de negros pois, segundo suas palavras, sua bisavó era negra nascida no Rio de Janeiro.

**********

“Essa comenda é mais do que justa para essas mulheres pela contribuição cultural das populações negras na construção da nossa nação, cuja cultura precisa estar alicerçada no princípio da igualdade racial das populações nacionais e estaduais, contribuindo na construção de uma cultura de paz e tolerância”, ressaltou o governador.

*************

É assim aos poucos, nossas heroínas vão sendo reconhecidas.

***********

Salve 25 de julho, dia de Tereza de Benguela!

 

 

 

 

Por Silvio Santos

Publicação anterior

Advertisment

Outras notícias

Prova de vida do INSS precisa ser feita por 37 mil segurados em Rondônia até 2022; veja como

Caiu para 37 mil o número de rondonienses que precisa fazer a prova de vida, segundo levantamento do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)...

Feirante é presa por matar homem a tiros em Porto Velho: ‘Ele vivia me ameaçando’

Uma feirante foi presa nesta terça-feira (21) em Porto Velho suspeita de matar um homem identificado como André Marinho Oliveira, de 36 anos, em...

Professores da rede municipal de ensino serão contemplados com notebooks

A Câmara Municipal de Vilhena aprovou R$ 3.180.630,97 para uso da Secretaria Municipal de Educação (Semed). A deliberação aconteceu durante a 23ª sessão ordinária...