Mais de 2,4 mil pacientes já foram atendidos na Unidade Central de Saúde

Inaugurada em final de agosto, a Unidade Central de Saúde, localizada na Rua dos Pioneiros, subesquina com Avenida Cuiabá, já recebeu mais de 2,4 mil pacientes. Com atendimentos em clínica médica, enfermagem e outras ocorrências a Unidade tem sido uma alternativa para o primeiro atendimento, diminuindo o fluxo de pacientes no ambulatório de hospitais maiores, como o Heuro.

A UCS funciona em parceria com a Facimed, que cedeu médicos, enfermeiros e técnicos de Enfermagem, além de acadêmicos em fase de conclusão de curso. Conta ainda com profissionais de saúde do município. Geraldo Cristóvão da Silva chegou à Unidade com dores fortes no braço esquerdo e foi rapidamente atendido. “Cheguei já fiz a ficha e me chamaram, muito bom o atendimento”, disse.

A diretora da Unidade, Edna Mota, explicou que os atendimentos são feitos por demanda espontânea, por classificação de risco, conforme os casos. “A classificação de risco é um mecanismo adotado pelo Ministério da Saúde para que a gente possa atender o paciente nos casos menos graves. O objetivo aqui é um atendimento ambulatorial, se você está com dores é aqui que será atendido”, disse.

A prefeita Glaucione Rodrigues destacou que as parcerias foram fundamentais para que a unidade entrasse em funcionamento, de forma a preencher uma lacuna existente na saúde. “Aqui não é para o paciente que tem acompanhamento pós consulta, como no caso das Unidades básicas, nem para aquele paciente grave, que sofreu um acidente, por exemplo, é para preencher uma lacuna existente em casos menos graves, que necessitem de um primeiro atendimento”, explicou.

Outros atendimentos

Os atendimentos à comunidade são ainda de consultas médicas de baixa complexidade como: Aferição de pressão, troca de receitas médicas, cortes e pequenas suturas. A Unidade funciona das 7h às 19h, de segunda a sexta-feira.

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA