23.8 C
Nova Iorque
segunda-feira, julho 26, 2021

O DIA NA HISTÓRIA – Dia do Beijo

1885 - Louis Pasteur testa com sucesso sua vacina antirrábica em um garoto mordido por um cão raivoso

PORTO VELHO – BOM DIA 6 DE JULHO! RONDÔNIA – Em 1872 – Chegam a Santo Antonio técnicos e engenheiros, na 1ª tentativa de construir da ferrovia Madeira-Mamoré. Em 1946 – O governador Joaquim Vicente Rondon cria o jornal “O Guaporé”, para ser órgão oficial do Território. Extinto em 1947 pelo governador Frederico Trota. Em 1988 – O governador Jerônimo Santana assina leis criando os municípios de São Miguel do Guaporé, Nova Mamoré e Cabixi.

                                            COMEMORA-SE

Dia do Beijo, da Criação do IBGE;

Católicos lembram Santa Maria Goretti, beato Bento XI e beata Maria Teresa Ledóchowska

                                               FOTO DO DIA

Município de Nova Mamoré, criado por Lei estadual 202/88, com o nome de “Vila Nova do Mamoré”, assinada pelo governador Jerônimo Santana a 6 de julho de 1988, área desmembrada do município de Guajará-Mirim. Antes de Nova Mamoré, a região já foi conhecida como Boca, Vila, Vila Nova e Vila Nova do Mamoré. Teve como primeiro administrador João Clímaco, um dos pioneiros da região. Uma das versões da construção da cidade, cortada pela rodovia BR-425,  é que ela se formou a partir da abertura da 425, a partir de 1966, e que em 1972, com o fim da  circulação de trens da Madeira-Mamoré e o desativamento da importante estação “Vila Murtinho” (foto), localizada à direita do Rio Mamoré, levou os moradores a se mudarem para a margem da BR. O nome de Vila Nova Mamoré foi mudado para Nova Mamoré no dia 17 de dezembro de 1993, através da Lei Nº 531, assinada pelo deputado Silvernani César dos Santos, ´presidente da Assembleia Legislativa.

                                                  FATOS

1647 – O governo de Portugal proíbe a impressão de livros e jornais no Brasil. 1855 – Nasce no Maranhão o fundador da Academia Brasileira de Letras Artur de Azevedo. 1871 – Falece Antonio Frederico de Castro Alves, o “Poeta dos Escravos”, principais obras “Navio Negreiros” e “Espumas flutuantes”. 1885 — Louis Pasteur testa com sucesso sua vacina antirrábica em um garoto mordido por um cão raivoso. 1934 — O presidente Getúlio Vargas cria o Instituto Nacional de Estatística (INE), que em 1936 seria o IBGE. 1940 – Nasce o baterista dos Beatles Ringo Star. 1945 – É fundada a Igreja Católica Apostólica Brasileira. 1946 – Nasce o músico Toquinho, brasileiro (Samba de Orly, Aquarela e Samba para Vinícius). 1936 – Nasce a cantora Maysa. 2019 – Morre João Gilberto, o pai da Bossa Nova

Lúcio Albuquerque – [email protected]

(Acesse rondoniaalemdahistoria.com.br)

Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- anuncio-

Últimas Notícias