23.8 C
Nova Iorque
sexta-feira, julho 23, 2021

O DIA NA HISTÓRIA – Dia do Operador de Telemarketing

PORTO VELHO – RONDÔNIA – Em 1878 – A locomotiva da construtora P. & T. Collins, batizada “Coronel Church” torna-se a 1ª de seu gênero a ser acionada na Amazônia, na 2ª tentativa de construir a ferrovia Madeira-Mamoré. 1909 – Circula, em inglês, o jornal The Porto Velho Times, primeiro impresso em Porto Velho (oficina da EFMM). 1960 – O presidente JK desembarca em Vilhena para derrubar a última árvore entre as duas turmas de construção (de Porto Velho  para o sul e de Cuiabá para o Norte) da BR-29, mais tarde BR-364.

                                   COMEMORA-SE

Dia do Operador de Telemarketing. Dia Internacional do Cooperativismo.

Católicos lembram Santa Isabel de Portugal, São André de Creta e Santo Ulrico.

                                    FOTO DO DIA 

A imprensa em Rondônia surge ainda durante a construção da ferrovia Madeira-Mamoré. Em 1909, a 4 de julho, circula o The Porto Velho Times, jornal impresso nas oficinas da Madeira-Mamoré, todo na língua falada pelos que trabalhavam na obra. Na página 2 (foto) destacava morte do presidente Afonso Pena; um trabalhador engolido por um mostro na beira do Rio Madeira e o “Grande Banquete Maçônico”, com nomes dos participantes e até as comidas servidas. O historiador Anísio Gorayeb narrou: “Na época as letras de chumbo eram separadas para formar as palavras, as frases e os textos de forma invertida como num carimbo. Na edição inicial ao citar o ano a impressão mostra “1609” com o , “9” invertido, como se a impressão tivesse sido feita 300 anos antes (coluna Direto do Túnel do Tempo, em 2015, publicado em https://www.newsrondonia.com.br/). Esron Penha de Menezes narra: O “The Porto Velho Times” teve sua primeira publicação no dia da  Independência dos Estados Unidos da América. Logo no ano seguinte, em 1910, foi lançado o segundo jornal também em inglês o “The Porto Velho Marconigram”.

                                         FATOS

1054 — Uma supernova aparece próximo à estrela ζ Tauri. Permanece, durante meses a fio, e seus restos formam a Nebulosa do Caranguejo. 1865 – Charles Lutwidge Dodgson, sob o pseudônimo Lewis Carroll, publica um clássico da literatura infantil, “Alice no País das Maravilhas”. 1934 — Leó Szilárd patenteia o projeto de reação, depois usado na bomba atômica. 1941 — Nazistas massacram intelectuais poloneses em Lviv, Ucrânia. 1947 — Nasce Luciano do Valle, para muitos  o melhor locutor esportivo que o país já produziu. 1948 — Morre Monteiro Lobato, autor da melhor coleção de livros infanto-juvenis. 1959 — Maria Esther Bueno se torna a 1ª pessoa brasileira a vencer um Grand Slam de tênis, em Wimbledon. 1980 – O papa João Paulo II consagra a Catedral Basílica Santuário Nacional de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, em Aparecida (SP).

Lúcio Albuquerque – [email protected]

(Acesse rondoniaalemdahistoria.com.br)

 

Notícias relacionadas

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- anuncio-

Últimas Notícias