23.8 C
Nova Iorque
segunda-feira, julho 26, 2021

O DIA NA HISTÓRIA – Dia Mundial da População

1973 - A queda de um avião da Varig em Paris, matando 123 dos 134 passageiros, leva a proibir, em todo o mundo fumar em banheiros de avião

PORTO VELHO – COMEMORA-SE: Dia do Rondonista. Dia Mundial da População. Católicos lembram S. Pio I, papa; São Bento, abade e Santa Olga.

                                     FOTO DO DIA

Em plena ebulição dos problemas no país devido ao Movimento de 1964, dois professores e 30 universitários do Estado da Guanabara chegam a 11 de julho de 1967 em Porto Velho, passando 28 dias fazendo atendimentos ao longo da estrada de rodagem (BR-425), então em construção e que substituiria a Madeira-Mamoré. Eles não sabiam, mas aquele grupo fez história, gerando a interiorização de muitos futuros profissionais. Logo a seguir o Governo   junto com universidades federais realizou novas atividades, denominadas “Operação Rondon”, quando os estudantes vinham em grupos, com as “camisetas do projeto” e o lema “Integrar para não entregar” muitos deles vindo a se instalar, e se integrar com a comunidade do então Território Federal. No início da década de 1970 foi criado e funcionou, com professores e alunos da  Universidade Federal do Rio Grande do Sul, o Campus Avançado do Projeto Rondon, instalado num espaço cedido pelo 5º BEC, mas o movimento foi considerado extinto em 1989, retornando depois, sob novo formato, inclusive com participações de grupos de estudantes rondonienses.

                                        FATOS

1789 — A demissão de Jacques Necker do Ministério das Finanças da França, provocando a Tomada da Bastilha. 1801 — O astrônomo francês Jean-Louis Pons faz sua 1ª dos 36 comegtas que descobriu em 27 anos de pesquisas. 1836 – Nasce o compositor brasileiro Carlos Gomes; obra mais conhecida é “O Guarani”. 1962 — Programa Apollo: a NASA anuncia ser possível pousar astronautas na Lua e devolvê-los à Terra. 1973 — A queda de um avião da Varig em Paris, matando 123 dos 134 passageiros, leva a proibir, em todo o mundo fumar em banheiros de avião. 1977 — Nove anos depois de assassinados o líder dos direitos civis nos EUA, Martin Luther King Jr. Recebe, postumamente, a Medalha Presidencial da Liberdade.

Lúcio Albuquerque – [email protected]

(Acesse rondoniaalemdahistoria.com.br)

Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- anuncio-

Últimas Notícias