Um grupo de cidadãos acaba de formar um movimento intitulado “Movimento Detalhe” e conclama a população para uma grande manifestação de combate à corrupção em Cacoal. O grupo afirma que o objetivo do protesto, em frente à Câmara Municipal, amanhã, às 18h30, é o de “defender o município contra as garras dos corruptos que hoje ocupam cargos de condução em nossa amada Cacoal”.
A nota, enviada à imprensa e assinada pelo Movimento, diz que após a deflagração da “Operação Detalhe” por parte do Ministério Público e Polícia Civil, não dá mais para a população ficar inerte, apenas acompanhando na imprensa. “Temos de nos mobilizar e mostrar que o povo não é mero detalhe. Contudo, se ficarmos apenas nos lamentando nas redes sociais e não irmos para a frente dos órgãos públicos como Câmara Municipal e Prefeitura para exigirmos mais respeito ficará provado que realmente somos mero detalhe para essa gente. Temos de nos organizar e protestar, com veemência, mas de forma ordeira e pacífica”.
O Movimento Detalhe convida toda população cacoalense para um Panelaço como o primeiro ato público que acontecerá nesta segunda feira as 18h 30 mim na Câmara Municipal de Cacoal, com a seguinte programação:
1) Protocolo da Pauta do Movimento com o presidente da Câmara Municipal de Cacoal em exercício;
2) Assistir de maneira respeitosa e pacífica a Sessão da Câmara, respeitando o regimento interno da Casa;
3) Após sessão, realização do Panelaço em frente a Câmara Municipal, podendo levar apitos e instrumentos que possam fazer barulho e chamar a atenção das autoridades.
Pauta de reivindicações é a seguinte:
1) Exoneração imediata da senhora Maria Ivani de Araújo e de todos os demais servidores públicos comissionados envolvidos na Operação Detalhe, até que se encerrem as investigações;
2) Afastamento imediato de todos os vereadores de Cacoal envolvidos na Operação Detalhe até que se encerre as investigações;
3) Cassação do mandato do Prefeito Francesco Vialetto por conivência e apoio ao crime de corrupção ativa ao permitir que pessoas de sua confiança cometessem os crimes que originaram a Operação Detalhes.
Nosso povo merece respeito e é por isso que hoje nos unimos.
Atenciosamente,
Movimento Detalhe