Pequenos empreendedores estão dobrando os ganhos com investimentos feitos através do programa de Microcrédito Produtivo, orientado e executado pelo Governo de Rondônia, por meio do Banco do Povo, que tem 18 postos espalhados pelo Estado.
Segundo nota divulgada na última terça-feira (29), pelo Governo, em Rolim de Moura, no ano de 2015, o Banco do Povo emprestou para os 162 clientes ativos em carteira, na zona urbana e rural, mais de R$ 360 mil, com juros de 2% a 4% ao mês.
O mecânico Jair Rodrigues dos Santos, por exemplo, disse que em cinco anos quase que dobrou seu empreendimento. Ele conta que começou fazendo pequenos serviços de soldas e hoje, trabalhando com o Banco do Povo, já comprou um galpão e está fabricando carretinhas para motos, tudo feito com material de sucata. Segundo ele, são fabricadas 80 carretinhas por mês.
Trabalhando com alface, ele contou que antes tinha plantação normal, levando em media 75 dias para começar a colher 300 pés por semana. Orientado pelo Banco do Povo, começou a plantar pelo sistema hidropônico e hoje, segundo ele, colhe 900 a mil pés de alface por dia.