domingo, setembro 19, 2021

Pesquisa do SENAI Nacional aponta que 94 por cento dos egressos rondonienses estão no mercado de trabalho

RONDÔNIA – Pesquisa realizada pelo Departamento Nacional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) aponta que 94% dos egressos dos cursos técnicos do SENAI de Rondônia estão ativos no mercado de trabalho. A metodologia conta com a participação das empresas e indústrias de todo o Brasil e independe do porte, as pesquisas sobre os egressos são contínuas e têm o objetivo de verificar a aderência dos cursos ofertados pelo SENAI perante as demandas do mercado e das indústrias.

No ciclo 2021, o Departamento Regional de Rondônia se destaca entre os principais DRs que melhoraram o Indicador de Empregabilidade dos cursos em todas as modalidades. Isso significa que todos os cursos ofertados em Rondônia estão com perfil de saída conforme às demandas que as indústrias locais estão precisando. A partir dos resultados das pesquisas, o SENAI melhora seus programas, cursos e metodologia.

De acordo com o coordenador de Educação Básica e Profissional SESI-SENAI-IEL-RO, Jair Coelho, esta pesquisa confirma a qualidade da educação que o SENAI entrega em todas as modalidades, como os programas técnicos e os de qualificação.

“Vale destacar que nacionalmente, Rondônia teve o maior índice de empregabilidade dos cursos técnicos, entre todos os DRs do Brasil, os nossos atingiram 94 por cento, ou seja, de cem profissionais formados pelo SENAI, 94 estão no mercado de trabalho, isso é necessário ressoar para todos que almejam se qualificar e melhorar sua condição profissional”, disse Coelho.

Coelho também destacou a modalidade qualificação, um programa mais rápido com duração de seis meses ou até 160 horas, e as pessoas saem qualificadas e realmente sabendo uma profissão. “Nesta modalidade a porcentagem de empregabilidade está em 77,99 por cento. No momento em que o egresso apresenta seu currículo com um curso do SENAI, que é um diferencial, certamente abre portas e oportunidades”.

O coordenador lembra que os cursos do SENAI não formam apenas profissionais e os prepara para o mercado de trabalho, pois os alunos saem com a capacidade de ser um empreendedor.

“Muitas empresas de pequeno e médio porte são de propriedade de ex-alunos do SENAI. Aquele que faz o curso de eletromecânica ou técnico em refrigeração, o egresso monta sua própria empresa. A pesquisa diz que 30 por cento dos jovens formados pelo SENAI entram no mercado de trabalho como empreendedores. Este é outro dado importante para mostrar que ao fazer um curso na nossa instituição, pode se empregar como pode ser um empregador”, argumenta.

Conforme o superintendente do SESI-IEL e diretor regional do SENAI-RO, Alex Santiago, as pesquisas de egressos têm demonstrado, com fatos e dados, os diversos ganhos auferidos para a sociedade, com ascensão econômica das famílias dos ex-alunos e por conseguintes ganhos para as empresas/indústrias com elevação da oferta de profissionais qualificados e mais produtivos.

“Desta forma, o SENAI prossegue com suas ações inclusivas promovendo oportunidades para uma significativa parcela da população de baixa renda das famílias rondonienses, cuja resultante com evidências objetivas, é a ascensão pessoal e profissional dos participantes dos programas de gratuidade e a melhoria econômica-social de suas famílias”, finalizou Santiago.

Fazer um curso pago ou gratuito no SENAI aumenta muito as chances para conquistar espaço no mercado de trabalho. As inscrições para os cursos, são ofertadas permanentemente, enquanto os gratuitos são abertos nos meses de junho e novembro, respectivamente com início das aulas em julho e janeiro, geralmente com a oferta de mais de mil vagas. Mais informações através do portal FIERO/SENAI.

 

 

 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação FIERO

Publicação anterior

Advertisment

Outras notícias

CDL Cacoal defende retorno de voos da Azul

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Cacoal (CDL Cacoal) une-se as demais entidades de classe, no sentido de solicitar o retorno dos voos da...

Brisa da Mata será o primeiro condomínio residencial de sobrados geminados em Cacoal

Em Cacoal, o mês de setembro de 2021 será marcado pelo lançamento de mais um grande empreendimento. Responsável por residenciais e condomínios como Vila...

Coluna Marisa Linhares 16 de setembro

EQUIPE DE VENDAS FIAT PSV Registrei na PSV CACOAL do renomado Grupo Gilberto Miranda em Rondônia, a gerente de vendas Rute Mandrick com os consultores...