Pichek foi ao Cernic e durante encontro ouviu pedido de apoio ao repasse do SUS para entidade

Durante encontro na tarde da última terça-feira (02), na sede do Centro de Reabilitação Neurológica Infantil de Cacoal – Cernic.

O presidente da Câmara municipal de Cacoal, vereador João Paulo Pichek (Republicanos), o vice-prefeito Cássio Góis (PP), e o secretário de saúde do município José Pereira, ouviram da direção qual é a situação financeira da instituição.

Foi informado que o Cernic não recebe por todos os procedimentos realizados, acarretando prejuízos a entidade.

O valor do repasse de aproximadamente cinquenta mil reais que o município fazia, caiu drasticamente, com isso atualmente ficou na faixa de 21,800,00 mil reais.

Conforme a diretora do Cernic, Nalzira de Fátima, Juntando a queda na arrecadação e as despesas fixas, o Cernic está com dificuldades financeiras para cobrir até mesmo a folha de pagamento, caso esse quadro permaneça, infelizmente será preciso demitir funcionários, com isso os atendimentos serão comprometidos.

Atendendo a um pedido do Cernic, via oficio feito a Câmara de vereadores, João Paulo Pichek mais uma vez colocou-se à disposição.

Reconhecendo o compromisso do Cernic junto aos atendimentos de excelência oferecidos pela entidade, João Paulo ressaltou que esse serviço não pode parar.

Pichek, disse ainda: “Os vereadores estão prontos para discutir com o executivo e aprovar todas as matérias que vierem ao legislativo e que possam beneficiar o Cernic”.

O secretário de saúde Pereira, que fez parte do quadro da diretoria do Cernic até ano passado, explanou a situação da secretária, e citou a queda nos repasses para área da saúde, somando os recursos recebidos do Ministério da Saúde com os recursos próprios a conta não fecha.

O vice-prefeito Cássio Góis, junto com o secretário de saúde, se comprometeram a elevar o valor do repasse dos atuais 21,800,00 para os 30,000,00 mil reais.

Mesmo assim com esse aumento que ficou abaixo dos 51,000,00 mil repassados até 2020, o Cernic não conseguirá equilibras as contas.

Durante o encontro surgiu o nome do Centro Especializado em Reabilitações (CER II), cujas obras estão na fase final, com previsão de entrega até o próximo mês de abril.

Como o público é o mesmo atendido pelo Cernic, foi cogitado a possibilidade do CER II passar a ser administrado em (Parceria), pelo Cernic, com isso a verba aumentará substancialmente dando suporte para continuidade dos atendimentos.

A proposta agora será analisada pela diretoria do Cernic.

CERNIC

O Cernic há 39 anos mantém parcerias com hospitais e clínicas públicas e privadas, oferecendo atendimentos neurológicos, oftalmológicos cardíacos e odontológicos aos alunos.

Contando com aproximadamente 280 alunos, eles também são atendidos com transporte, beneficiando mais de 90% dos estudantes.

O Centro de Reabilitação Neurológica Infantil de Cacoal oferece ainda transporte gratuito a 90% de seus estudantes, que devido às suas particularidades, encontram grandes dificuldades para chegar até a instituição de outra forma.

O veículo coletivo da entidade percorre diariamente toda a zona urbana do município de Cacoal, chegando aos mais distantes bairros, em pontos próximos a casa da criança atendida.

(Segue abaixo o ofício enviado a casa de leis pelo Cernic).

[pdf-embedder url=”https://www.pix.abc.br/site/wp-content/uploads/2021/02/expressao-piche-1.pdf” title=”Pichek vai ao Cernic e durante encontro ouve diretoria da entidade”]

 

 

 

 

 

 

Por Claudinei Sorce

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA