Pioneiros de Cacoal, RO, podem ajudar a conservar a história da cidade

pioneirosA Fundação Cultural de Cacoal (Funccal) convida os moradores do munícipio, que chegaram na cidade até o ano de 1977, a procurarem o órgão para a realização de um cadastramento. O objetivo da Funccal é resgatar a história do município, a ser contada através dos pioneiros.

De acordo com a coordenadora geral da fundação, Ana Clea Baima, além de ouvirem as histórias dos pioneiros e catalogarem esses relatos, a fundação também gostaria de receber doações de objetos antigos, como ferros de passar, rádios, discos, enfim, o que possa ser útil para ser exposto no museu municipal.

“Nós ainda estamos com o projeto de construção do museu, mas já estamos recebendo as doações. Já os relatos desses pioneiros nós já iremos utilizar durante a Semana Museológica, que ocorre no mês de maio”, disse Clea.

Na Funccal já existe um pré-cadastramento dos pioneiros, que começou a ser preenchido em 2010. Apesar de mais de 100 pioneiros da cidade já estarem nessa listagem, o órgão convida as pessoas para novamente procurarem a fundação, afim de atualizar os dados e os que não haviam se manifestado, que realizem o cadastro.

“Com isso, nós poderemos ter dados mais precisos desses pioneiros, o que cada um presenciou durante o desenvolvimento do município. Com esses dados atualizados, posteriormente iremos fazer uma visita nas casas dessas pessoas e registraremos suas histórias”, explicou a coordenadora.

A Funccal fica localizada na Avenida Cuiabá, nº 2395, bairro Jardim Clodoaldo, e funciona das 7h30 as 13h30 de segunda-feira a sexta-feira.

Fonte: G1

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA