A Fundação Cultural de Porto Velho (Funcultural) deve se reunir com órgãos do governo do estado de Rondônia, da prefeitura e do governo federal, na próxima quarta-feira (5), para elaboração do Plano Emergencial de Revitalização da Estrada de Ferro Madeira Mamoré. O projeto deve contemplar pequenos reparos no Patrimônio Histórico, que foi danificado pela cheia histórica do Rio Madeira, no início de 2014.
“A intenção é que todas as entidades envolvidas com a estrada de ferro participem do plano, como os ex-ferroviários, o Ministério Público, historiadores e as secretarias do estado e União”, disse o presidente da Funcultural, Marcos Aurélio Nobre Junior, explicando que o projeto será executado com recursos da fundação.
A elaboração do plano está sendo realizada pela Funcultural, junto às secretarias. O objetivo é promover, ainda neste mês de novembro, a reforma da sede administrativa do complexo, que está sucateada e é um dos motivos de não haver vigilância 24 horas no local, o reparo das placas de aço dos galpões, que estão com frestas, a troca das tábuas do deck, a reforma dos bancos da praça e a arborização de toda a área.
O projeto também deve mapear a segurança do patrimônio histórico. A Secretaria Estadual de Segurança e Defesa da Cidadania (Sesdec) instalou duas câmeras de vigilância no complexo, para tentar conter o consumo de drogas e furtos no local, mas ações complementares serão discutidas.
Fonte: Assessoria