POC itinerante realizará mais de 1,8 mil atendimentos médicos em Ariquemes, RO

saudeMais de 1.800 pessoas receberão atendimento médico gratuito durante este sábado (23) e o domingo (24) em Ariquemes (RO). A ação faz parte do programa Policlínica Oswaldo Cruz (POC – Itinerante), que trouxe médicos de Porto Velho para realizarem os atendimentos aos pacientes do município e de todas as outras cidades da região do Vale do Jamari que estão na fila de espera.

Segundo o secretário estadual de saúde, Williames Pimentel, 30 médicos especialistas prestarão os atendimentos aos pacientes durante os dois dias, o que deve gerar economia aos municípios.

“Estamos trazendo os médicos especialistas de Porto Velho para atender quem estão na fila de espera, para evitar que esses pacientes se desloquem até Porto Velho e que as prefeituras tenham gastos com o transporte e estadia. O projeto leva os médicos até os cidadãos, reduzindo distâncias, diminuindo filas e acabando com a fila de espera”, comenta.

Para o secretário municipal de saúde, Fabricio Smaha, serão 1,6 mil atendimentos dos pacientes que estão em fila de espera, dos quais cerca de 900 são de moradores de Ariquemes e o restante dos municípios vizinhos. O secretário ainda informou que alguns pacientes de novos agendamentos também serão atendidos, o que pode chegar a até 2 mil pessoas atendidas.

“O objetivo do projeto é aproximar a Policlínica Oswaldo Cruz da população, ao invés deles irem até a unidade. Este é um evento grande e difícil de realizar, mas que gera uma economia para o município. São quase duas mil pessoas que serão atendidas aqui, agora imagina deslocar todas essas pessoas até Porto Velho, o trabalho e a despesa em que se geraria”, relata.

O secretário municipal de saúde ainda comentou que a prioridade na iniciativa será atender os pacientes que estão agendados há mais tempo, especialmente para diminuir a fila de espera.

“O foco é diminuir a fila de espera, tanto que seguramos um pouco a questão da publicidade, justamente porque não possui muitos agendamentos novos. A prioridade é que os médicos atendam as pessoas que vem sendo agendadas desde o começo do ano e que estão aguardando os atendimentos”, salienta.

A ação está sendo realizada na Escola Dirceu de Almeida, localizada na Rua Monteiro lobato, no Setor 6.

Fonte: G1

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA