quarta-feira, setembro 22, 2021

Policiais fiscalizam madeireiras e fazem operação após satélite flagrar quase 500 alertas de desmatamento em RO

Mandados judiciais são cumpridos em Nova Mamoré e Guajará-Mirim, fronteira com a Bolívia.

RONDÔNIA – Policiais federais e ambientais iniciaram nesta segunda-feira (9) a Operação Brasil Mais, que visa fiscalizar madeireiras e combater o desmatamento em Nova Mamoré (RO) e Guajará-Mirim(RO), cidades localizadas na fronteira com a Bolívia.

Operação Brasil Mais foi iniciada nesta segunda-feira (9) em RO — Foto: PF/Reprodução

Segundo a Polícia Federal (PF), a ação está sendo feita após imagens de satélite indicarem a existência de 491 alertas de desmatamento na região.

A força-tarefa da operação estima que cerca de 9 mil metros quadrados da floresta foram devastados em Nova Mamoré e Guajará.

Nesta segunda-feira, agentes cumprem mandados judiciais no interior das terras indígenas Igarapé LageRibeirão Karipuna.

Madeireiras de Guajará-Mirim e Nova Mamoré estão sendo fiscalizadas. Não foi informado se houve prisão de madeireiros, pois as equipes policiais estão no local.

Policiais cumprem mandados em madeireiras na região de fronteira — Foto: PF/Reprodução

Além da PF, a operação Brasil Mais tem a participação da Fundação Nacional do Índio (Funai), Secretaria Estadual de Desenvolvimento Ambiental (Sedam) e Batalhão de Polícia Ambiental (BPA).

De acordo com a PF, os criminosos responderão receptação qualificada e pela destruição de floresta nativa, cuja pena pode ir até 12 anos de reclusão.

Fonte: G1 RO

Publicação anterior

Advertisment

Outras notícias

Prova de vida do INSS precisa ser feita por 37 mil segurados em Rondônia até 2022; veja como

Caiu para 37 mil o número de rondonienses que precisa fazer a prova de vida, segundo levantamento do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)...

Feirante é presa por matar homem a tiros em Porto Velho: ‘Ele vivia me ameaçando’

Uma feirante foi presa nesta terça-feira (21) em Porto Velho suspeita de matar um homem identificado como André Marinho Oliveira, de 36 anos, em...

Professores da rede municipal de ensino serão contemplados com notebooks

A Câmara Municipal de Vilhena aprovou R$ 3.180.630,97 para uso da Secretaria Municipal de Educação (Semed). A deliberação aconteceu durante a 23ª sessão ordinária...