Policlínica Oswaldo Cruz faz triagem para diagnóstico de câncer de cabeça e pescoço em Porto Velho

oswaldo-cruzA Policlínica Oswaldo Cruz (POC), em Porto Velho, estará fazendo triagens para detecção precoce de câncer na cabeça e pescoço até nesta quarta-feira (26). O atendimento, segundo a assessoria da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), é para pacientes que apresentem nódulo no pescoço, ferida ou afta na boca e rouquidão, sintomas que indicam a probabilidade de câncer.

A ação, de acordo com a Sesau, é realizada em parceria com o Hospital de Câncer de Barretos, unidade de Porto Velho. Os trabalhos, que tiveram início na última segunda-feira (24), são alusivos à campanha ‘Julho Verde’.

De acordo com a Sesau, a campanha marca o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Cabeça e Pescoço, males que, conforme a Organização Mundial de Saúde (OMS), está relacionada ao uso contínuo do cigarro e bebida alcoólica. Nos últimos tempos, aparecem também casos de câncer de garganta relacionados ao vírus HPV tipos 16 e 18, destaca a assessoria na nota divulgada na segunda-feira.

Segundo a nota, devem procurar a unidade para avaliação, pessoas com suspeita de alteração na boca, laringe, face, tireoide e garganta, e que apresentem sintomas como rouquidão persistente, nódulos ou feridas na boca que demoram a cicatrizar, nódulos suspeitos na região da glândula tireoide, dor de garganta persistente e mudança de voz.

Fonte: G1

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA