PORTO DE PORTO VELHO DEVERÁ ADQUIRIR APARELHO DE RAIOS-X PARA FACILITAR INSPEÇÃO DE CARGAS

PortoO governador Confúcio Moura autorizou a Diretoria da Sociedade de Portos e Hidrovias do Estado de Rondônia (Soph), que administra o porto de Porto Velho, a iniciar tratativas com vista a adquirir um Sistema de Inspeção em Pórtico (raios-X). A proposta é promover inspeção rápida e detalhada para detectar eventuais ameaças escondidas, como drogas, explosivos e contrabandos em veículos de carga e conteiners.

O equipamento que a Soph pretende adquirir providencia a triagem minuciosa da carga, proporcionando às empresas que exportam e importam pelo porto público imagens radioscópicas com riqueza de detalhes do seu conteúdo. “Trata-se de um sistema de alto custo, mas de um investimento necessário, imprescindível não apenas às questões da área de segurança, mas também, para atender às exigências dos órgãos de controle e otimizar a administração do porto”, disse Leudo Buriti, presidente da Soph.

O equipamento pretendido e as estruturas necessárias para a sua instalação totalizam um investimento inicialmente estimado em R$ 7,5 milhões. A Diretoria da Soph já se reuniu com o presidente da Frente Parlamentar em Defesa dos Portos, Hidrovias e Navegação do Brasil, deputado federal Marcos Rogério, que garantiu empenhar-se juntamente com os demais membros da bancada federal de Rondônia, com vistas a garantir recursos que viabilizem o projeto. A meta é viabilizar o aparelho de raios-X até o final de 2016.

Fonte: DECOM/GOV-RO

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA