Presidente da Assembleia se reúne com representantes do MAB em Rondônia

mauraoO presidente da Assembleia Legislativa, Maurão de Carvalho (PMDB), se reuniu na manhã desta segunda-feira (7), com o prefeito de Itapuã do Oeste, Moisés Cavalheiro (PMDB), que estava acompanhado de Ana Maria Marques e Creuza da Silva, que integram o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), entidade que conta com cerca de 1500 famílias, sendo 190 delas em Itapuã.

Na pauta, o pedido de apoio para que caravanas do MAB possam se dirigir ao Rio de Janeiro (RJ), no começo de outubro deste ano, para participar de um evento nacional para discutir questões ligadas às construções de barragens hidrelétricas e suas implicações para o meio ambiente e para a vida das famílias em seu entorno.

“Temos que observar a legalidade de um apoio desta natureza. Creio ser importante essa mobilização e podemos tentar junto ao Governo encontrar uma forma de ajudar no custeio das viagens de alguns integrantes”, explicou Maurão.

O prefeito disse que a construção da Usina de Samuel trouxe muitos problemas ao município, embora tenha trazido desenvolvimento para Rondônia. “Hoje, enfrentamos problemas com as cheias, nosso lençol freático está comprometido e em muitas propriedades não se produz mais nada. Essa discussão interessa ao município e por isso estamos nos mobilizando em busca desse apoio”, completou Cavalheiro.

Segundo Creuza da Silva, uma das coordenadoras do MAB em Rondônia, a cada quatro anos é realizado um grande encontro com representantes do movimento espalhados pelo país. “Cada lugar tem seus problemas, seus desafios e suas lutas para fazer valer os direitos das famílias atingidas pelas barragens das hidrelétricas. Essa troca de informações nos fortalece e nos mantém mobilizados”, acrescentou.

 

Fonte: Assessoria

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA