domingo, outubro 24, 2021

Projeto “Enxergar” já realizou sete mil cirurgias entre catarata e pterígios desde a implantação em 2019

A ação tem o intuito de zerar a fila de espera nessas especialidades e propor uma melhor qualidade de vida à população

O projeto “Enxergar”, iniciativa do Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), já realizou sete mil cirurgias entre catarata e pterígios (carne crescida) desde a implantação, em  2019. A ação tem o intuito de zerar a fila de espera no Estado nessas especialidades e propor uma melhor qualidade de vida à população que necessita dessas cirurgias. Na semana passada em Cacoal foram realizados mil procedimentos cirúrgicos.

Em Jaru, o projeto já aconteceu, no entanto, será disponibilizado mais mil procedimentos que contemplarão os pacientes dos seguintes municípios: Buritis, Machadinho d’Oeste, Alvorada d’Oeste, Governador Jorge Teixeira, Ouro Preto do Oeste, Mirante da Serra, Nova União, Presidente Médici, São Miguel do Guaporé, Teixeirópolis, Theobroma, Urupá, Vale do Anari e Vale do Paraíso.

O secretário da Saúde, Fernando Máximo, salienta que mais uma etapa do projeto “Enxergar” foi finalizada com sucesso em Cacoal. “Estamos totalizando sete mil cirurgias de catarata e pterígio. O governador Marcos Rocha pediu que fizéssemos este projeto para zerar a fila de espera. Fecharemos o ano de 2021 com dez mil cirurgias realizadas e, já no primeiro trimestre de 2022, terminamos em 13 mil cirurgias em Rondônia”, diz.

Projeto ofertará mil cirurgias em Jaru

Máximo ainda reitera que a ação tem parceria múltiplas e opera em vários municípios do Estado. “Isso é o Governo de Rondônia levando saúde para nossa gente, especialmente, interiorizando, levando aos municípios as cirurgias para que não haja a necessidade de nossos pacientes se deslocarem de suas cidades até a capital”.

Quem necessita de consulta oftalmológica, deve procurar a Unidade de Saúde mais próxima, solicitar a avaliação com o médico e aguardar o setor de regulação entrar em contato para buscar a guia autorizada e encaminhá-lo para Jaru.

Em Jaru, esta etapa do projeto “Enxergar” conta com emenda parlamentar do deputado federal Lúcio Mosquini.

Por: Governo de Rondônia

Veja mais+

- Advertisement -

Veja Mais Notícias