Quer ter uma pele linda, hidratada e saudável? Saiba tudo sobre um dos tratamentos mais procurado na Clínica Arte de Cuidar

Foto: Divulgação/Nataly Labajos

A primeira coisa que vem na cabeça quando se trata de limpeza de pele é como remover aqueles cravinhos indesejados e como clarear a pele, né? Calma leitor, a Fisioterapeuta Angélica Labajos, em entrevista ao site Folha de Vilhena, falou um pouco sobre os procedimentos estéticos mais procurados e os cuidados com a pele para que você sempre a mantenha saudável.

De acordo com a profissional, a limpeza de pele é um procedimento que deve seguir uma ordem correta, começando pela higienização com um sabonete específico à pele dos clientes. Por isso, antes de iniciar qualquer procedimento na pele, a profissional explica que é necessário fazer uma “Anamnese”, que é uma ficha de avaliação, onde a profissional obterá informações importantes sobre a história clínica do paciente. Dessa forma será possível verificar qual o tipo de pele que essa possui.

TIPOS DE PELE

Conforme Angélica Labajos, há três tipos de pele: a oleosa (lipídica), seca (alipídica) e mista – que é quando a pele tem uma parte oleosa e outra desidratada – e para cada uma delas há tratamentos adequados.

“Para saber qual é o tipo de pele que a paciente possui, nós [Clínica Arte de Cuidar] primeiro realizamos a avaliação. Logo, quando identificamos o tipo de pele iniciamos o procedimento com o sabonete específico e, logo, fazemos a esfoliação facial. Ressaltando que na limpeza abordamos um tratamento muito legal que é realizado no rosto, pescoço e colo. O colo fica exposto quanto o rosto, então em qualquer tratamento que realizamos na Clínica, gostamos muito de cuidar dessas três regiões”, destacou a Fisioterapeuta.

Ela falou também sobre os agentes esfoliantes que variam para cada tipo de pele. “Nós temos vários tipos de esfoliante, entre eles, os químicos que agem através da combinação de ácidos que ajudam a descamação da pele do rosto; os mecânicos que são chamados de peeling mecânicos, peeling de cristal ou peeling físicos, que possuem partículas que fazem a fricção na pele. Nos peelings utilizamos sementes específicas de acordo com a sensibilidade da pele, pois cada pele vai sofrer um nível de esfoliação.

 

Foto: Divulgação/Nataly Labajos

IMPORTÂNCIA DA ESFOLIAÇÃO NA LIMPEZA DE PELE

Conforme Angélica Labajos, a esfoliação vai ajudar a recuperar o vigor da pele, garantido que a pele de baixo venha bonita, macia e saudável, uma vez que se retira a camada de células mortas da superfície. “Após a esfoliação, a nova camada de proteção que virá trará células mais bonitas, mais nutridas e mais saudáveis. Após esse processo é realizado a emoliência da pele, ou seja, a utilização de substâncias que amaciam e a suavizam, diz.

Angélica destaca também que a limpeza de pele não é só ‘extração de cravinhos’, já que para tal procedimento é necessário usar antes produtos emolientes. Portanto, fazer a retirada do cravo há toda uma preparação da Fisioterapeuta, e isso torna o procedimento quase indolor. Dessa forma, muitos clientes não sentem qualquer incômodo ao fazer a retirada dos cravos, por causa do tipo de produto utilizado.

CRAVOS E O TRATAMENTO

Segundo a Fisioterapeuta, para os ‘comedões´, os famosos cravos que podem ser abertos e fechados, o ideal é fazer um processo específico para não ocorrer mancha ou inflamação na pele, bem como o devido retorno à Clinica onde é realizado o procedimento.

“Aqui na Clínica Arte de Cuidar sempre marcamos o retorno da paciente, porque é no retorno que analisamos se a limpeza de pele foi bem executada, e se a pele não foi agredida. Se ela tiver tido uma leve escamação, nós fazemos uma restauração dessa pele para que as novas células de proteção fiquem bonitas. Logo, vamos estimular o controle da produção de pigmentos ou seja vamos estimular a pele para ela ter uma cor bonita”, frisou.

REDENSIFICAÇÃO FACIAL. O QUE É?

Conforme Angélica Labajos, é um aumento da produção das células de colágeno e de elastinas, bem como de células de sustentação da pele. Quer dizer que dentro do processo de limpeza de pele as rugas são tratadas de maneira indireta e a acne de forma direta e indireta.

O TRATAMENTO TEM ALGUMA RESTRIÇÃO?

Sim, tem restrições, pois cada tipo de cliente usa um produto em específico. “Se a minha paciente está fazendo algum tratamento médico pra pele, é necessário avaliar qual é o tratamento que ela está fazendo, assim vamos fazer de acordo com o que ela pode receber.

Caso parecido acontece quando a cliente está gestante. Para ela tem uma série de produtos que ela não pode ter contato, então vamos usar o que ela realmente pode receber. O mesmo acontece com a cliente que tem a pele fina. Então, eu vou fazer uma avaliação que vai tornar o tratamento restritivo”, falou Angélica.

Foto: Divulgação/Nataly Labajos

CUIDADOS APÓS O TRATAMENTO

“Eu sempre recomendo para meus clientes que eles devem ter em casa um bom sabonete e um bom protetor solar. Isso é o básico! Se você tem um bom sabonete e um bom protetor, você consegue manter sua pele hidratada, nutrida e protegida. Também é importante ter bom hidratante e fazer um bom tratamento para a área dos olhos”, diz.

RESTRIÇÕES APÓS O TRATAMENTO

Após a realização do tratamento, o paciente não pode se expor ao sol de maneira direta nos primeiros sete dias porque a pele foi afinada.

“Quando fiz o procedimento na paciente eu retirei uma camada de proteção. Assim quando se retira essa camada deixamos a pele que está vindo embaixo, exposta. Então eu preciso que meu cliente tenha cuidado com o sol, para que não tenha problemas com manchas na pele. Outra recomendação é não lavar o rosto com água quente e não esfregar o rosto na hora de secar. São dicas valiosas que sempre repasso para meus pacientes”, destacou.

A Clínica Arte de Cuidar fica localizada na Av. Sabino Bezerra de Queiroz nº 3461, Bairro Jardim América. Para mais informações, as pessoas podem entrar em contato através dos telefones 3321-4836 número fixo ou 99274-7839 WhatsApp.

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA