Secretaria de Saúde realiza o Dia ‘D’ de Tuberculose em Cacoal, RO

ubsA Secretaria Municipal de Saúde de Cacoal (RO), município a 480 quilômetros de Porto Velho, realizou, nesta quarta-feira (13), em todas as oito Unidades Básicas de Saúde, o “Dia D de combate a Tuberculose”. De acordo com a coordenadora de tuberculose, em Cacoal, Regina Ferreira da Silva, somente no ano passado foram descobertos 24 novos casos da doença no município. Para ajudar a identificar novos casos, a Secretaria de Saúde promoveu ações que esclareçam sobre os sintomas da tuberculose.

“Nosso objetivo é levar à população o que é tuberculose, como é o tratamento e como é diagnosticado. A Tuberculose é uma doença respiratória e apresenta sintomas como tosse (com ou sem catarro, durante cerca de três semanas) febre, suor noturno e perca de peso repentina”, explicou Regina.

Durante o “Dia D”, os pacientes assistiram palestras sobre a doença e todos que estiverem apresentando sintomas relacionados às vias respiratórias serão convidados a passarem por consulta. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, em 2014 foram descobertos 24 casos de tuberculose no município. Neste ano, até agora, apenas quatro foram detectados. A expectativa é que com a ação novos casos sejam identificados.

“O número de 24 casos é alto, comparando com a nossa população, porém acreditamos que existam muitos outros casos que ainda não foram diagnosticados. Esperamos que esse número, até o final de 2015, seja bem maior”, espera a coordenadora.

A doença que é transmitida pelas vias respiratórias tem cura, basta que o paciente procure uma Unidade Básica de Saúde para iniciar o tratamento que é oferecido gratuitamente à população. Durante todo o dia as unidades receberam pacientes.

Fonte: G1

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA