23.8 C
Nova Iorque
quinta-feira, julho 29, 2021

Semed divulga instruções sanitárias no retorno às aulas presenciais, previsto para o fim de setembro

Cuidados fazem parte do Plano de Retomada das Aulas Presenciais com segurança para profissionais e alunos

Foto: Semcom

Uma série de vídeos preparada pela Secretaria Municipal de Educação (Semed) explica em detalhes, mas com clareza e objetividade, as instruções sanitárias que todos devem cumprir no retorno às aulas presenciais para garantir a segurança em saúde dos alunos que optarem por ir às aulas presenciais e também dos servidores da rede municipal de ensino.

Até a manhã desta quinta-feira dois vídeos já haviam sido publicados. O primeiro sobre espaço de trabalho e distanciamento na escola. As orientações são da enfermeira especialista em segurança do Trabalho do Sesmt (Serviço Especializado de Segurança e Medicina do Trabalho), Rosângela Vaz. “O distanciamento das carteiras dos alunos deve ser de 1,5 metro, com a mesma distância entre os alunos e o professor. Caso haja dois professores na sala, eles devem também estar distantes um do outro 1,5 metro. O compartilhamento de objetos como canetões, celulares e demais objetos, é vedada. São necessárias marcações no chão para facilitar a identificação da distância”, explica

A especialista alerta ainda que todas as salas devem estar sinalizadas com uso obrigatório de máscara e bem ventilados, com janelas e portas abertas. Importante também que durante os intervalos os professores não devem se aglomerar na sala dos professores e copa. Nas mesas e cadeiras é necessário ter marcações alertando sobre o distanciamento. Os ambientes administrativos também devem passar por adaptações para garantir o distanciamento entre os servidores. A higienização das mesas, computadores, teclados, mouses, maçanetas e demais espaços deve ser constante com álcool 70%. O vídeo na íntegra pode ser assistido no link: www.bit.ly/semeddistanciamento.

Já no segundo vídeo Rosângela explica em detalhes como a higienização correta das mãos deve ser feita. “No dia a dia a gente só lava as mãos correndo. Mas o correto é que se faça uma limpeza mais completa. Abra a torneira, molhe as mãos, feche a torneira para economia de água, coloque detergente ou sabonete líquido na palma das mãos, faça movimento da palma com palma, retirar todos os adornos, manter as unhas curtas, fazer o movimento da palma da mão no dorso da outra, limpando os polegares com movimentos circulares de puxão, depois as pontas dos dedos e por último o movimento dos punhos. Depois enxaguar a água da ponta dos dedos para baixo, e não o contrário, para não contaminar novamente. Seque com papel toalha Com álcool em gel faça os mesmos movimentos da lavagem simples com água e sabonete, além do movimento das interdigitais”, orienta a enfermeira. O vídeo na íntegra pode ser assistido no link: www.bit.ly/semedhigienizacao.

O retorno das aulas presenciais está previsto para o fim de setembro, após todos os trabalhadores da educação terem recebido a segunda dose da vacina contra a covid-19 e o período de 15 dias ter passado após a segunda dose, para garantia da imunidade máxima oferecida pelas vacinas.

Semcom

Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- anuncio-

Últimas Notícias