Uso consciente da energia elétrica

EnergiaOs alunos do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Zilda Arns foram contemplados com o projeto “Eficiência Energética Itinerante” da Eletrobrás. O projeto é de cunho educacional e trabalha com o objetivo de gerar nas crianças uma cultura de consumo consciente da energia elétrica, através de palestras e apresentação de vídeos.

As ações didáticas do projeto acontecem dentro de uma van, que é equipada com televisores e quadros com imagens ilustrando situações do dia a dia, como a hora do banho, de assistir televisão, usar o computador, o ar-condicionado, entre outros, mas sempre com uma mensagem falando da importância da economia. Os alunos, de idade entre dois e cinco anos, aprenderam também sobre como é produzida a energia, e sobre todo o percurso que faz até chegar às residências, empresas e à escola onde estudam.

De acordo com Zilma Fiame, diretora do Centro de Educação, o projeto que a Eletrobras trouxe para a escola não termina somente com as palestras e com os vídeos educativos, mas tem uma continuidade, pois a empresa disponibiliza uma equipe de pedagogos que faz, durante uma semana, uma avaliação sobre se o conteúdo foi ou não assimilado e também se está sendo posto em prática.

“Eu adorei esse projeto, pois a maneira como transmitem o conteúdo, dá para notar que as crianças assimilam, pois elas demonstraram isso através do ato de ficarem comentando sobre o que aconteceu depois que saíram da van”, justificou.

HÁBITOS

Maria Rosenilda, professora de uma das classes que participou do projeto, disse que se os adultos tivessem sido educados para um consumo consciente da energia elétrica quando ainda crianças, os hábitos seriam outros. “Na medida em que observei o que era exposto na palestra, percebi o quanto nós adultos somos irresponsáveis na hora de fazer uso da energia. O que eles estão aprendendo aqui vai ser levado para a vida inteira”, analisou.

Fonte: Diário da Amazônia
COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA