Vacinas contra o HPV são liberadas para jovens entre 16 e 26 anos em Ji-Paraná

vacinasCerca de 500 doses da vacina de prevenção ao vírus Papiloma Vírus Humano (HPV) estão disponíveis para jovens entre 16 e 26 anos em Ji-Paraná (RO), cidade a cerca de 370 quilômetros de Porto Velho. As vacinas estão disponíveis nas salas de vacinação da cidade até o fim do mês de agosto.

As doses já foram ofertadas para crianças e adolescentes entre 9 a 14 anos. Entretanto, a faixa etária foi ampliada por recomendação do Ministério da Saúde, pois há doses que vencem em setembro.

De acordo com o chefe de imunização, Rafael Araújo, as vacinas já estão disponíveis. “Fomos notificados na sexta e as doses já foram distribuídas nas salas de vacinas dos postinhos e estão disponíveis para os interessados”, afirma Araújo.

Para a imunização correta de homens e mulheres desta faixa etária são necessárias três doses, com intervalo de dois e seis meses. Segundo o chefe, para o grupo que procurar os postinhos neste mês e receber a primeira dose, o governo se comprometeu em oferecer também as outras duas doses posteriores para a imunização completa.

O HPV é um dos causadores de câncer do colo do útero, de pênis, orofaringe e ânus. Os jovens interessados devem comparecer a uma sala de vacina em qualquer Unidade Básica de Saúde (USB) do município, entre 7h30 e 13h30, com cartão do SUS e cartão de vacina.

Fonte: G1
COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA