Verão aumenta o consumo de energia

Ar_condicionadoO início do período de estiagem traz vários problemas para a população, em sua maioria, causados pelo aumento da temperatura e a baixa umidade do ar. Os principais são o aumento do consumo de energia, que implica em uma conta maior a pagar, e os focos de incêndios, que podem causar interrupção no fornecimento de energia elétrica, se o fogo atingir as linhas e redes de energia ou as subestações.

Com o aumento da temperatura a tendência é o uso mais frequente dos aparelhos de ar condicionador e ventilador, quando sair dos ambientes, desligue esses equipamentos. O consumidor deve ficar atento para não ter surpresa ao receber a conta.

Conheçam a composição da sua fatura de energia 

É importante que os clientes conheçam a composição da fatura de energia. Além do consumo, tem os encargos com a distribuição e também tributos como o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), pago ao Governo do Estado; o Programa de Integração Social (PIS), a Contribuição sobre Operações Financeiras (COFINS) e a bandeira tarifária, pagos ao Governo Federal; e a COSIP – Contribuição para o Custeio da Iluminação Pública. O aumento do consumo implica diretamente no valor dos impostos e encargos cobrados.

Outro detalhe que deve ser observado na conta de luz é a quantidade de dias faturados, que pode variar de 27 a 33 dias, de acordo com o calendário de leitura e faturamento da concessionária.

Queimadas

Para prevenir queimadas próximo às redes de distribuição de energia a Eletrobras Distribuição Rondônia faz a limpeza da faixa de segurança das redes (área de 15 metros para cada lado dos postes). As ações educativas também fazem parte da preocupação da Empresa com os impactos ambientais das queimadas.

Nas contas de energia elétrica, a Eletrobras traz diversos avisos sobre os perigos causados por incêndios criminosos e queimadas sem a autorização dos órgãos competentes. Há ainda a distribuição de folders, na lojas de atendimento da empresa e durante palestras e visitas de técnicos que tratam exclusivamente da prevenção dos incêndios em terrenos, lotes e áreas verdes.

A Eletrobras apoia projetos de combate às queimadas, porque elas causam danos à rede elétrica e comprometem a distribuição de energia para os nossos clientes. Além dos problemas que podem gerar a falta de energia.

Controlando o consumo

A Eletrobras Distribuição Rondônia chama a atenção para algumas atitudes simples que podem ser adotadas para evitar surpresas na hora de pagar a conta.

Os vilões do aumento de consumo são os equipamentos de refrigeração de ambientes e de conservação de alimentos.

Decida primeiro o que quer e só depois abra a geladeira ou o freezer para pegar. Feche o mais rápido possível para evitar a entrada de ar quente que faz o motor usar mais energia. Esta é uma das medidas que pode evitar o aumento de consumo de energia elétrica.

Outra dica é fechar bem as portas e janelas quando o condicionador de ar estiver ligado.

Fonte: Assessoria

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA