domingo, outubro 24, 2021

Saúde atende pacientes com grande estoque de fraldas geriátricas em Vilhena

A Secretária Municipal de Saúde (Semus) oferece a dezenas de vilhenenses fraldas geriátricas que garantem higiene e boa recuperação a pacientes internados, no pronto-socorro ou em recuperação domiciliar na cidade. O carregamento mais recente, recebido em setembro, encheu o Centro de Abastecimento Farmacêutico (CAF) com 35 mil fraldas e há processo de compra para mais 140 mil.

Segundo a coordenadora pelo CAF (Central de Abastecimento Farmacêutico), Rosileia de Souza, a pedido do prefeito Eduardo Japonês, foi dada atenção e celeridade nos processos de compras, ainda que recentemente houvesse dificuldade em efetivar a compra de diversos itens devido à pandemia, já que a prioridade das empresas passou a ser a venda de medicamentos.

"Por um período não conseguimos empresa que estivesse atendendo para nos vender material penso. Isso porque faltou matéria-prima para muitos itens no país. Há pouco tempo uma empresa nos informou que não seria possível enviar um item porque não tinha caixa de papelão, por exemplo. Então nós tivemos dificuldade por uns meses, mas agora está voltando ao fluxo normal com a retomada da economia em geral”, explica Rosileia.

Ainda de acordo com a profissional, cerca de 40 pessoas fazem uso domiciliar de fraldas para adultos, sendo que cada paciente pode utilizar até 120 unidades por mês. Além desses pacientes, o Hospital Regional de Vilhena e agora a UPA 24h também necessitam do recebimento desses itens.

"Esse estoque de 35 mil unidades irá nos atender por 60 dias, porém, já temos mais dois processos de compra em andamento para a compra de 50 mil unidades de fralda tamanho grande, outras 50 mil médias e mais 40 mil pequenas. Nesta remessa chegaram 20 mil grandes e mais 15 mil médias", explica o secretário municipal de Saúde, Wagner Borges.

Para poder receber essas fraldas, o paciente deve ser consultado por médico do posto de saúde e receber laudo médico indicando a necessidade do uso contínuo da fralda. Em seguida, uma equipe da saúde familiar irá fazer uma visita de orientação. Após isso, basta ir até a Secretaria Municipal de Saúde, na Prefeitura, onde o paciente conseguirá o documento de requisição para retirada da quantidade disponibilizada para aquele paciente.

Mais informações podem ser obtidas pelo WhatsApp institucional da Saúde, 3322-2945.

Fonte: Assessoria de Imprensa .

Veja mais+

- Advertisement -

Veja Mais Notícias