Produção anual atinge 4,344 milhões de barris de óleo equivalente por dia (boe/d), superando recorde anterior, revela a ANP; Pré-sal contribui com 75,18% do total.
A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) anunciou na sexta-feira (2) que a produção média anual de petróleo e gás natural no Brasil atingiu um marco histórico em 2023, registrando 4,344 milhões de barris de óleo equivalente por dia (boe/d). Esse valor representa um aumento significativo de 11,69% em relação ao recorde anterior, estabelecido em 2022.
O boletim da ANP destaca que esta é a primeira vez que a produção média anual nacional ultrapassa a marca dos 4 milhões de boe/d, indicando um avanço notável na indústria de petróleo e gás do país.
Um destaque impressionante é a contribuição do pré-sal para esse recorde, com a região alcançando a maior produção já registrada, atingindo 3,304 milhões de boe/d. Esse volume representa impressionantes 75,18% da produção total do Brasil, consolidando a importância estratégica do pré-sal na matriz energética nacional.
FONTE: ANP
EDIÇÃO: PORTAL RONDÔNIA