COLUNA BOCA MALDITA – FUNDO PARTIDÁRIO: 5 BILHÕES DE REAIS!!!

COLUNA BOCA MALDITA – FUNDO PARTIDÁRIO: 5 BILHÕES DE REAIS!!!

IMPOSTO DE RENDA

A Câmara dos Deputados aprovou, no último dia 1º de outubro, um projeto muito importante e que vai beneficiar cerca de 16 milhões de brasileiros. Trata-se do projeto que vai isentar do imposto de renda todas as pessoas que ganham até 5 mil reais por mês. Além disso, o projeto prevê a redução de impostos para as pessoas que possuem renda mensal até R$ 7.350,00. Essa matéria estava parada na Câmara dos Deputados há cerca de 7 meses, porque os deputados federais passaram a defender projetos que não trazem nenhum benefício para a sociedade e apenas cria mais privilégios para o Congresso Nacional. A partir da grande mobilização de pessoas em todos os estados brasileiros em protestos contra a PEC da Blindagem, os deputados resolveram acordar e trabalhar. A matéria aprovada pelos deputados vai ser analisada pelo Senado Federal, mas é muito provável que tenha uma tramitação rápida, porque os senadores têm demonstrado interesse por matérias que visam criar benefícios para a camada mais pobre da população. Caso seja aprovado no Senado Federal ainda esse ano, os efeitos da lei já entram em vigor no próximo ano. No caso de Cacoal, uma parcela muito grande da população será contemplada e isto garante melhor qualidade de vida para essas famílias. Para compensar a isenção, o projeto criou novas alíquotas que serão aplicadas para os contribuintes que possuem renda superior a 50 mil reais por mês.

FUNDO PARTIDÁRIO 

A aprovação do projeto que garante a isenção do imposto de renda foi uma medida acertada dos deputados, mas eles não perdem a oportunidade de causar prejuízos para os cofres públicos do país. Na mesma semana, os deputados federais e senadores da Comissão Mista de Orçamento aumentaram os valores do Fundo Eleitoral para as eleições de 2026. Os valores serão de cerca de 5 bilhões de reais. Para se ter uma ideia, o orçamento de Porto Velho é de aproximadamente 2,8 bilhões de reais para atender todas as demandas de saúde, educação, segurança, ação social e outros setores na capital de Rondônia. Os deputados federais de Rondônia, que costumam fazer duros discursos em defesa do corte de gastos até hoje não se manifestaram sobre o novo Fundo Eleitoral. Embora a bancada federal de Rondônia não perceba ou não queira perceber, os desgastes sofridos com a atuação da bancada em Brasília têm sido constantemente divulgados na imprensa de Rondônia. Nossos deputados votaram em peso a favor da PEC da Blindagem, que visava proteger políticos criminosos, são defensores ferrenho da anistia, um tema que é reprovado por cerca de 65% da sociedade. Mesmo assim, todos os integrantes da bancada de Rondônia já se preparam para disputar a reeleição no próximo ano. Resta saber como vai se comportar o eleitor rondoniense, já que os eleitores de nosso estado também costumam fazer discursos contra a corrupção e contra os políticos considerados traidores.

CIDADE VERDE

No início da semana passada, o Ministro das Cidades, Jader Barbalho Filho, esteve em Cacoal para participar da solenidade de entrega das 300 casas populares construídas em Cacoal, no Residencial Cidade Verde. As 300 famílias contempladas foram beneficiadas pelo Programa Minha Casa Minha Vida, do governo federal. O sorteio das famílias foi realizado ainda no ano de 2020, mas as questões burocráticas atrasaram a entrega das casas. No momento da solenidade, o ministro destacou que outras 200 casas estão em andamento, o que garante a realização do sonho da casa própria para outras 200 famílias. Como Cacoal sofre todos os anos com fortes enchentes que deixam centenas de famílias desabrigadas, a construção de novas casas populares resolve grande parte dos problemas. As famílias que receberam as casinhas manifestaram muita emoção e isto comprova que as políticas públicas precisam ser ampliadas em Cacoal e outros municípios do estado de Rondônia. Após a entrega das casas, a Câmara de Cacoal aprovou uma matéria de iniciativa do executivo que tem como finalidade garantir a isenção de taxas de cobrança de contas de água para todas as famílias que vão residir no Cidade Verde. A matéria aprovada pelos vereadores é importante, porque as famílias que vão morar naquele local possuem rendas mais baixas e precisam de incentivo e apoio do poder público.

AFONSO CÂNDIDO

Os simpatizantes do Partido Liberal (PL) do município de Ji-Paraná, principalmente aqueles mais ligados ao bolsonarismo, não gostaram da decisão do prefeito Afonso Cândido de não participar do evento que recepcionou a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, em recente visita que ela fez ao município. Desde a campanha em 2024, as reclamações contra o prefeito são constantes, mas ele parece não se incomodar com a pressão. Afonso Cândido é filiado ao PL, mas não faz parte da ala mais radical da direita de Rondônia. Na realidade, o prefeito precisa trabalhar para solucionar as demandas da população de Ji-Paraná e sua participação em movimentos que não possuem a finalidade de beneficiar a população realmente não é necessária. Apenas para citar um exemplo, o ministro das Cidades do governo Lula esteve em Ji-Paraná para a entrega de mais de mil casas populares construídas pelo Programa Minha Casa Minha Vida. Isso comprova que os investimentos do governo federal em Ji-Paraná são volumosos e exigem a dedicação e acompanhamento por parte do prefeito, que nessa hora pode até desprezar o calor bolsonarista que contribuiu para sua eleição ao cargo de mandatário do município. O clima de conflitos entre Afonso Cândido e os militantes do PL pode provocar algumas divisões em eleições futuras, mas isto não interfere na atuação do prefeito como gestor do maior município do interior de Rondônia.

JEAN MENDONÇA

O deputado estadual Jean Mendonça foi surpreendido recentemente com a presença de assaltantes em sua residência, no município de Pimenta Bueno. Jean Mendonça e outros familiares foram feitos de reféns pelos bandidos por cerca de uma hora e meia, mas a polícia foi acionada e os criminosos foram neutralizados. A onda de violência no município de Pimenta Bueno tem aumentado nos últimos meses e diversos outros assaltos foram registrados em residências do município. Como o deputado foi vítima desta onda de crimes, é muito provável que as instituições de segurança pública de Rondônia reforcem suas ações em Pimenta Bueno, principalmente com um possível aumento do número de policiais para fazer a segurança da população. O deputado Jean Mendonça certamente vai aproveitar a oportunidade para pedir ao governo de Rondônia que olhe com mais atenção para o setor de segurança pública, porque a população não pode ser refém do crime como tem ocorrido em diversos municípios rondonienses. Existe a clara necessidade de aquisição de novos equipamentos, principalmente equipamentos que possam melhorar o serviço de inteligência e fortalecer as investigações policiais no estado. Rondônia tem uma Polícia Militar muito eficaz, possui uma Polícia Civil igualmente eficaz, mas precisa de novos investimentos. Como o governador faz parte de uma instituição policial, ele não pode permitir que seu mandato seja encerrado no próximo ano com o aumento da criminalidade.

PESQUISAS ELEITORAIS

Com a proximidade do ano de 2026, quando haverá eleições gerais, os caciques políticos de Rondônia passaram a investir em pesquisas eleitorais, com a finalidade de mostrar seus nomes para os eleitores de Rondônia, ainda que não tenham como mostrar trabalho pela população. As pesquisas realizadas neste momento não possuem nenhuma finalidade de mostrar dados reais, porque pesquisas mostram a tendência do momento. Além disso, existem muitas dessas empresas de pesquisas que não possuem nenhuma credibilidade e isto já foi constatado em outras eleições. Mesmo assim, os números divulgados geram muitos comentários e mobilizações, principalmente nas redes sociais. Outro fator que indica a ineficácia das pesquisas de hoje é que não existe nenhuma definição sobre quem serão os nomes na disputa pelo governo ou Senado Federal. Como relação à disputa pelas vagas na Assembleia Legislativa e Câmara Federal, muitos nomes novos vão surgir até o fim do ano e no início do novo ano, mas os deputados que estão no cargo tentam mostrar que possuem a preferência do eleitor. No caso do cargo de governador, muita coisa depende da renúncia ou manutenção do governador Marcos Rocha no cargo, já que isto muda o quadro de discussões e de eventuais grupos que devem ser formados. Outro fator de grande importância será a participação do prefeito da capital na campanha, porque ele goza, neste momento, de enorme popularidade com os eleitores da capital. Se continuar com os índices, será o cabo eleitoral mais cobiçado do estado em 2026.

LISTA DE MOMENTO

Com relação ao cargo de governador, os nomes citados, até este momento, são: Hildon Chaves, o ex-prefeito de Porto-Velho; Fernando Máximo, ex-secretário de saúde de Rondônia; Acir Gurgacz, ex-senador; Confúcio Moura e Marcos Rogério, senadores da república; Adailton Fúria, prefeito de Cacoal; e Sérgio Gonçalves, vice-governador. Há outros nomes que podem surgir, porque as negociações são intensificadas a cada dia e não se pode descartar nenhuma possibilidade nessas questões políticas. Mas também é necessário lembrar que alguns desses nomes são comentados hoje, mas podem sair da lista, com o avanço das negociações, porque as definições para deputado federal e senador, assim como a vaga de vice, podem alterar de modo significativo o cenário. Na capital de Rondônia já foram ouvidos até mesmo rumores de que o próprio prefeito de Porto Velho, Leo Moraes, não está descartado como um provável nome. Entretanto, o mais provável é que ele decida permanecer na administração da prefeitura da capital e atuar apenas como cabo eleitoral de um dos candidatos.  Aliás, m entrevista que concedeu ao jornalista Robson Oliveira, recentemente, Leo Moraes fez uma avaliação positiva de praticamente todos os nomes cogitados para a disputa, o que cria um clima de portas abertas para o diálogo e também exige de todos os pretendentes a habilidade necessária para buscar a aproximação e o convencimento do prefeito. Como Leo Moraes possui muita experiência política e sabe da importância que seu nome tem hoje, não há dúvida de que ele vai avaliar muito bem sua participação na campanha. Hoje é difícil cravar qual nome terá o prefeito em seu palanque, mas isto é um sonho de todos eles.

HOSPITAL DE CAMPANHA

Durante todo o período de campanha de reeleição, o governador Marcos Rocha prometeu que iria construir na capital do estado um hospital que pudesse substituir o Hospital João Paulo II. As atuais instalações do JP II são motivos de inúmeras críticas de adversários políticos do governador e da própria população, porque realmente a situação da unidade é muito antiga e precária. Caso o coronel consiga entregar o novo hospital até o período de início da campanha eleitoral, ele dará um grande passo para suas pretensões de disputar uma vaga de senador. Porém, caso isto não aconteça, a promessa não cumprida pode ser um problema para o governador, porque alguns de seus adversários têm feito pronunciamentos diários sobre a situação do João Paulo II. Um desses adversários é o deputado Rodrigo Camargo, que também parece estar de olho em uma candidatura de senador. Como Rodrigo Camargo é o único deputado opositor do governador, seu discurso certamente pode agradar muito os eleitores insatisfeitos com o caos da saúde pública estadual. Em síntese, o novo hospital pode ser a principal pauta de campanha do governador, mas se não for entregue, pode ser a principal pauta de todos os outros candidatos que pretendem uma vaga no Senado da República. Resta saber se haverá tempo para instalar um hospital na capital, que realmente sirva como substituto do João Paulo II, já que a demanda é realmente muito grande, visto que ali são atendidas as pessoas de todos os municípios do estado, inclusive da capital.

AULÃO DO ENEM

Uma parceria firmada entre o deputado Cirone Deiró e a Superintendência Regional de Ensino de Cacoal vai realizar neste domingo um dia de Aulão do Enem, que será realizado na Câmara Municipal de Cacoal. As aulas realizadas antes das provas são muito importantes para ajudar os candidatos a vencerem dificuldades e a iniciativa é louvável. Na verdade, já é uma tradição da Superintendência Regional de Ensino de Cacoal realizar os chamados aulões. Agora, como o apoio e parceria do deputado Cirone Deiró, o projeto ganha força. Centenas de jovens e adultos da Capital do Café se preparam para fazer as provas nos dias 9 e 16 de novembro. Os resultados das provas do Enem são fundamentais para o ingresso no ensino superior e os estudantes costumam intensificar os estudos, em busca de uma nota satisfatória. As pessoas interessadas em participar do aulão devem procurar a assessoria do deputado Cirone Deiró. O aulão acontecerá neste domingo e haverá aulas das principais disciplinas cobradas nas provas do Enem, como é o caso de Matemática, Biologia, Química, Física e Redação. A parte mais temida pelos candidatos que fazem o Enem é a redação dissertativa, mas os estudantes que procurarem estudar com dedicação certamente vão alcançar os resultados que pretendem e realizar o sonho de fazer uma faculdade. Aliás, estudar é uma maneira de garantir um espaço melhor no exigente mercado de trabalho.

 

 

— Anuncie Aqui!

Últimas Notícias

Mais notícias