
Lançada a menos de dois meses em Rondônia, a ferramenta tecnológica IABOI, que usa a Inteligência Artificial para contribuir com a gestão da atividade pecuária, está tendo a adesão dos pecuaristas e chamando cada vez mais a atenção, até mesmo além das fronteiras do seu estado de origem.
Nesta semana, o idealizador da IABOI, Oberdan Ermita, foi convidado para participar do programa Mercado e Companhia, do Canal Rural, apresentado pela jornalista Pryscilla Paiva. Emissora de televisão brasileira, com sede em São Paulo, o Canal Rural é considerado uma fonte confiável de notícias, análises e dicas em agricultura, pecuária, economia e política no agronegócio, com transmissão para todo o Brasil.
Oberdan participou ao vivo do programa, por meio de videoconferência, e teve a oportunidade de detalhar o projeto IABOI, desenvolvido em parceria com Keynes Fernandes, CEO da empresa de tecnologia Dotum Software House, que também é rondoniense.

“A IABOI surgiu para facilitar a gestão da atividade pecuária, por meio da Inteligência Artificial, compilando dados de rebanho e manejo. A ideia é facilitar a vida do produtor rural e contribuir com a gestão. Nós temos muito que agradecer aos veículos de imprensa, que tem aberto espaço para que possamos apresentar essa nova ferramenta e facilitar o acesso do produtor à IABOI”, destaca Oberdan.
Durante a entrevista ao Canal Rural, o idealizador da ferramenta teve a oportunidade de explicar em detalhes como funciona a IABOI e, acima de tudo, mostrar o potencial do estado de Rondônia não apenas na atividade pecuária, mas também no ramo da Tecnologia.
A ferramenta organiza e interpreta os dados do rebanho e do manejo, utilizando a Inteligência Artificial. Tudo isso em um bate-papo, por meio do WhatsApp. As informações repassadas pelo produtor rural, seja por mensagem de texto ou áudio, são registradas pela Inteligência Artificial que apresenta relatórios completos da atividade. Ao final, com todas as informações em mãos, com a análise de dados feita pela própria IA, o pecuarista vai conseguir tomar decisões mais assertivas e direcionar melhor a sua atividade em busca de resultados mais promissores.
Ainda sobre a importância dos veículos de comunicação para disseminar a ferramenta e possibilitar o acesso cada vez maior de produtores rurais, Oberdan conclui: “Sem os canais de comunicação o mundo seria lento e monocromático. É a comunicação que dá movimento e velocidade para o que é novo e permite ampliar nossa percepção, com novos pontos de vistas e perspectivas naquilo que parecia imutável”, finaliza.
Confira a entrevista completa de Oberdan Ermita ao Canal Rural e entenda melhor funciona a IABOI:
(Giliane Perin p/ Dotum Software House)


