Cura para a depressão torna-se excelente opção de negócio no interior de Rondônia

Cura para a depressão torna-se excelente opção de negócio no interior de Rondônia

Aliadas importantes para o seu bem-estar físico, mental e emocional, Simone Raasch percebeu que as plantas também lhe davam uma oportunidade única para empreender. Hoje a empresa Kokedama Por Um Fio tem clientes em vários municípios do estado

Em seus sonhos, Simone recebeu o conselho do pai para buscar a cura para a depressão nas plantas

Técnica japonesa que envolve plantas em uma verdadeira bola de musgo, substrato, adubos e linhas, a Kokedama foi o meio que a empresária Simone Raasch encontrou para superar a depressão. Foram anos de terapia com psiquiatra e psicólogo e mais de oito remédios controlados utilizados em seu tratamento. Contudo, foi a partir de sonhos com o pai, já falecido, que Simone encontrou o caminho da cura.

Curiosamente, em seus sonhos, o pai sempre a aconselhava a buscar consolo nas plantas e um dia, ao ver uma reportagem sobre as kokedamas, Simone sabia que era ali que ela precisava focar.

“Eu tinha um grau profundo de depressão e a kokedama foi a resposta de Deus para o momento que eu vivia. As plantas te envolvem, trazem paz, boas energias e foi através dessa técnica que hoje eu posso dizer que estou livre da depressão”, conta Simone.

Com a produção das Kokedamas, Simone conseguiu, além de superar a depressão, criar um negócio próspero

Após fazer cursos pela internet, a rondoniense, de Pimenta Bueno, comprou os materiais necessários e, há sete anos, fez a sua primeira Kokedama, com a planta Aspargo Alfinete, que ela guarda até hoje, como um troféu. Simone lembra de um apoio fundamental que recebeu lá no início, do amigo e engenheiro agrônomo Alnex Groner, que trouxe dicas e conselhos valiosos. Desde então, não parou mais e o que começou como uma espécie de terapia, se transformou também em um excelente negócio.

“No começo eu estava numa fase financeira difícil, eram muitos gastos com tratamento, remédios, então não tinha capital para começar um negócio. Então as plantas iniciais eram todas doadas por amigos, por conhecidos, e grande parte cultivadas no quintal de casa”, relembra.

Aos poucos as kokedamas foram atraindo olhares, as vendas começaram e os negócios foram se ampliando. Hoje, a residência onde Simone mora com o marido Vicente está completamente tomada pelas mais diversas variedades de plantas e dezenas de sacos de musgo, substratos e adubos.

Simone guarda como um troféu a sua primeira kokedama, lá do início da sua trajetória

“Isso me traz a um novo momento! Até dezembro ou janeiro, vou inaugurar a minha loja, em uma região de destaque na cidade. Aqui em casa não tenho mais condições. Até a nossa mesa de refeições está tomada pelas kokedamas”, diverte-se Simone.

Para ampliar a produção e dar conta de atender toda a demanda, hoje Simone emprega mais três mulheres na empresa Kokedama Por Um Fio. Uma de suas funcionárias, inclusive, é uma ex-aluna que aproveitou um dos cursos ministrados por Simone para conhecer a técnica.

Kokedamas são plantas cultivadas numa esfera de musgo e terra, envolvida por linhas, em vez de um vaso tradicional

“A ideia dos cursos surgiu quando eu percebi que poderia ajudar outras pessoas a superarem momentos difíceis. Como eu superei a depressão através da kokedama, eu quis transmitir esse conhecimento e oportunizar a outras pessoas a chance de superar dificuldades, sejam elas financeiras ou emocionais”, destaca.

Por meio de cursos exclusivos e individuais, nos últimos quatro anos Simone já ensinou a técnica japonesa para aproximadamente 15 alunos. O próximo passo agora é lançar um curso online, para tentar alcançar ainda mais pessoas.

“Em parceria com a Agência Primaz, aqui de Pimenta Bueno, vamos lançar o curso de kokedama por meio da plataforma Hotmart, totalmente online e em duas versões: básico e avançado. Eu entendi que uma das minhas missões é levar chances e oportunidades para o maior número possível de pessoas”, relata Simone.

 

Negócio de Sucesso

Além da empresa de kokedamas, Simone e o marido atuam juntos na avaliação de imóveis, com cadastro junto ao Tribunal de Justiça de Rondônia. A empreendedora também é presidente de uma Associação Assistencial em Pimenta Bueno, a ACC.

Por enquanto, financeiramente falando, a primeira função de Simone ainda é a mais rentável, mas o sucesso com as plantas tem aumentado e elas já ocupam um espaço bem maior em seu coração. Para se ter uma ideia, ao lançar uma campanha de Dia das Mães no último mês, em apenas 10 dias as vendas superaram R$20 mil reais.

A casa de Simone ficou pequena para um negócio tão próspero. Há plantas, rolos de linhas, sacos de substratos, de musgo e de adubo espalhados por todos os cantos

“Graças a Deus eu tenho conseguido organizar cada vez mais a empresa de kokedamas. Um ponto muito importante e que mudou tudo, foi apreender a precificar meu produto final. Eu fiz um curso gratuito no Sebrae e isso mudou totalmente a minha concepção. Eu aprendi a incluir uma série de cálculos e dados que antes eu não levava em consideração. Hoje posso dizer que tenho um negócio totalmente rentável”, celebra a empreendedora.

Uma coisa é certa, não é por acaso que em breve a empresa Kokedama Por um Fio ganhará uma sede própria e a família Raasch vai poder voltar a fazer as refeições na sala de jantar. Até a cachorra “Cheury” vai sair ganhando, pois vai voltar a ter mais espaço para circular pelas varandas e quintal da casa, que por enquanto estão tomados pelas Kokedamas.

Nos próximos meses, a empreendedora vai inaugurar sua empresa em uma região de destaque na cidade e lançar um curso online

(Texto e fotos: Giliane Perin/ Tribuna Popular)

— Anuncie Aqui!

Últimas Notícias

Mais notícias