PORTO VELHO — Em alusão ao Dia do Oftalmologista comemorado nesta terça-feira (7), com o objetivo de promover o autocuidado, o diagnóstico precoce e a diminuição do índice de doenças oculares a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) orienta acerca dos serviços disponíveis e sobre medidas preventivas.
Em Rondônia a Policlínica Oswaldo Cruz (POC) realiza consultas e exames na especialidade de oftalmologia, e caso seja necessário, as cirurgias são feitas no Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro. O serviço abrange atendimento clínico, exames e acompanhamento complementar.
Segundo o titular da Sesau, Jefferson Rocha, o usuário do Sistema Único de Saúde (SUS), que deseja atendimento na especialidade de oftalmologia, deve primeiramente se direcionar à Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua residência. “Assim, a regulação entrará em contato via ligação ou WhatsApp. É de suma importância que o cidadão tenha os dados do cartão SUS atualizado”, pontuou.
O oftalmologista Marcelo Barreto enfatiza sobre a importância da prevenção e a rotina do cuidado ocular. “Isso traz não somente benefícios, como corrigir um erro na visão e torná-la melhor, ou realizar um procedimento cirúrgico corrigindo e amenizando a perda visual causada por uma doença ocular, a exemplo da catarata; podem ter impacto para salvar uma vida, devolvendo a qualidade de vida para o paciente”, afirmou.
CUIDADOS
- Evite coçar os olhos;
- Use protetor ocular sempre que houver risco de algo atingir os olhos;
- Lave os olhos com bastante água limpa, caso caia qualquer líquido neles;
- Use óculos ou lentes de contato apenas quando prescritos por médico oftalmologista;
- Tome cuidado com maquiagens, pois algumas podem provocar alergia;
- Utilize óculos escuros em ambientes com claridade excessiva;
- Procure o oftalmologista periodicamente.