Um voo da companhia aérea Latam, que partiu de Porto Velho (RO) com destino ao aeroporto internacional de Guarulhos (SP) na noite de quarta-feira (11), precisou ser desviado para o aeroporto de Viracopos (SP) após a presença de drones ser detectada nas proximidades da cabeceira da pista de pouso.
De acordo com informações divulgadas pela Latam, a aeronave não pôde realizar o pouso por motivos de segurança, diante da atividade irregular dos drones na região do aeroporto. A empresa afirmou que a situação foi “totalmente alheia à sua responsabilidade”.
Além do voo proveniente de Porto Velho, mais de 20 outras operações da companhia aérea com origem ou destino em Guarulhos também foram impactadas pelo incidente. Os voos sofreram atrasos, desvios e reprogramações.
A Latam informou ainda que está prestando toda a assistência necessária aos passageiros afetados, conforme determina a Resolução nº 400 da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), que regulamenta os direitos dos passageiros em casos de atrasos e cancelamentos.
Até o momento, as autoridades aeronáuticas não confirmaram a identificação dos operadores dos drones, e o caso segue sendo investigado.