Projeto oferece capacitação audiovisual com protagonismo feminino e inclusão no cinema da Amazônia

Projeto oferece capacitação audiovisual com protagonismo feminino e inclusão no cinema da Amazônia

Por Redação

Realizado com apoio da Lei de Incentivo à Cultura, o projeto busca formar talentos, fortalecer o protagonismo feminino e promover diversidade e inclusão no cinema amazônico_

Porto Velho vai se tornar um espaço de criação, aprendizado e inspiração para amantes do cinema, colocando o protagonismo feminino, a diversidade e a inclusão no centro das atividades. A programação é totalmente gratuita e com acessibilidade, com o objetivo de conectar artistas, estudantes e público em torno da produção de curtas, longas-metragens e séries.

Serão ofertados cursos e atividades de formação e capacitação audiovisual, incluindo a Oficina de Desenvolvimento de Projetos Audiovisuais, com foco em criação, pesquisa temática, roteiros, textos para editais e estruturação de ideias, e a Masterclass de Animação — Mulheres, Técnicas e Processos, abordando técnicas como stop motion, linguagens visuais e experiências de mulheres na animação.

O encerramento será realizado com a exibição do curta-metragem “A Ascensão da Cigarra”, que conta a história de Tistica, uma jovem que transforma seus traumas em arte e reconecta suas vivências à memória da Amazônia. Produzido por uma equipe majoritariamente feminina, o curta destaca a força, a sensibilidade e o olhar das mulheres no cinema amazônico.

Ana Clara Ribeiro, roteirista, diretora e pesquisadora, ressalta que oficinas de capacitação são uma iniciativa estratégica para fortalecer a formação de profissionais e talentos no audiovisual. “Essa iniciativa permite que participantes desenvolvam habilidades técnicas e criativas, estruturem projetos com clareza e se conectem como classe artística. Ao fortalecer a cena cultural e a sua diversidade, abrimos espaço para novas linguagens, narrativas e formas de pensar o audiovisual — com o território como aliado criativo”.

Programação das atividades

Toda a programação oferece acessibilidade em Libras e certificação de participação, promovendo aprendizado e valorizando a cultura amazônica. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo formulário: https://forms.gle/ooJsjeqqgPnkB3feA

16 a 18/10 – Oficina de Desenvolvimento de Projetos Audiovisuais

 Horário: 18h às 20h30

 Ministrante: Ana Clara Ribeiro

Conteúdo: pesquisa temática, construção de roteiros e elaboração de projetos para editais

Acessibilidade: tradução em Libras

18/10 – Masterclass de Animação: Mulheres, Técnicas e Processos

 Horário: 9h às 12h

Ministrantes: Ana Clara Ribeiro, Vitória Morão, Amanda Trindade e Isabel Andrade

Conteúdo: técnicas de animação (com destaque para stop motion) e experiências de mulheres na animação

Acessibilidade: tradução em Libras

29/10 – Estreia do curta-metragem “A Ascensão da Cigarra”

Horário: 19h30

Local: Teatro Banzeiros

Sinopse: Tistica, jovem que transforma traumas em arte, conecta suas experiências à memória da Amazônia.

Além da estreia, o curta terá exibições em escolas, promovendo o acesso ao cinema e à cultura audiovisual para estudantes da região.

Vitória Morão, artista visual, arte-educadora e integrante da equipe como diretora de animação, destaca a importância de incentivar o protagonismo feminino no cinema, reconhecendo suas histórias diversas que precisam ser contadas. “Cada projeto produzido aqui é uma oportunidade de revelar talentos locais, fortalecer vozes femininas e inspirar novas gerações a contarem suas histórias”.

Esta Iniciativa integra o projeto de Bolsas para Artes em Vídeo do Edital 001/2024/SEJUCEL/SIEC – LEI Paulo Gustavo, com a finalidade de transformar ideias em propostas Audiovisuais, valorizando talentos locais e fortalecendo

Um cinema amazônico diverso, inclusivo e feminino.

— Anuncie Aqui!

Últimas Notícias

Mais notícias