JARU — Na manhã de hoje, 14, a Polícia Civil do Estado de Rondônia, por meio da Delegacia de Jaru, deflagrou a Operação Restitutio Juris, cumprindo três medidas cautelares probatórias, consistentes em mandados de busca e apreensão.
A investigação foi instaurada a partir de uma solicitação da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), em resposta a denúncias de associação criminosa, invasão de terras públicas e danos à unidade de conservação na Reserva Extrativista Angelim, localizada nos municípios de Cujubim e Machadinho.
As diligências iniciais foram conduzidas por uma Força-Tarefa com equipes de Jaru e São Miguel do Guaporé, resultando na instauração de inquérito policial e na representação pelas medidas cautelares, que foram deferidas pela 1ª Vara Criminal da Comarca de Machadinh.
• Resultados da operação: Durante a execução dos mandados, foram recolhidas provas relevantes sobre os crimes investigados. Além disso, foram apreendidas munições e duas armas de fogo, com um dos investigados sendo conduzido e autuado em flagrante por posse irregular de arma de fogo.
A operação contou com o apoio da Sedam, por meio da Coordenação das Unidades de Conservação do Estado de Rondônia, da Polícia Ambiental e da Tropa de Choque da PM-RO.
🛡️ A Polícia Civil aponta que a colaboração interinstitucional fortalece o compromisso com a proteção das áreas de conservação, em ação firme na defesa do meio ambiente e das terras públicas do estado.