O ex-governador de Rondônia, Jorge Teixeira de Oliveira, se estivesse vivo, completaria no domingo, 1º. de junho, de 2025, 104 anos de idade.
Natural de General Câmara, no Rio Grande do Sul, ele é oriundo de família de militares e oficial do Exército, da arma de Engenharia, na função de paraquedista.
Primeiro governador do Estado, ele assumiu o comando do então Território Federal de Rondônia em 15 de março de 1979. O Estado foi criado pela Lei Complementar nº 41, de 22 de dezembro de 1981 e instalado em 4 de janeiro de 1982.
Falecido em 28 de janeiro de 1987, no Rio de Janeiro, casado com Ainda Fibiger, Teixeirão foi prefeito de Manaus (nomeado pelo ex-presidente Ernesto Geisel), antes de ser governador de Rondônia.
Na capital amazonense, onde ele é conhecido também por “Jorge Texas” – bairro mais populoso de Manaus, fundou o Colégio Militar de Manaus e o CIGS – Curso Intensivo de Guerra na Selva.
Muita história, mas atualmente pouco difundida entre as gerações dos antigos pioneiros que vieram construir o Estado em busca do sonho “Eldorado”.
Aqui, deixo, em nome de centenas de rondonianos, que como eu, teve o prazer de conhecer este grande vulto da nossa história.
Parabéns, Teixeirão, por todo o legado deixado neste rincão da mais nova estrela do azul da União.
(Por Rosinaldo Machado – amigo e fotógrafo do ex-governador)