Da Redação — O Sicredi foi reconhecido como a Melhor Empresa para Trabalhar no Brasil em 2025, na categoria Gigantes, segundo o ranking Great Place to Work® (GPTW). Esta é a segunda vez consecutiva que a instituição financeira cooperativa conquista o primeiro lugar na principal categoria da premiação, que avalia empresas com mais de 10 mil funcionários. A cerimônia de entrega ocorreu na noite de 8 de outubro, em São Paulo.
Nesta 29ª edição do GPTW Brasil, 175 organizações foram premiadas nas categorias Gigantes, Grandes e Médias. Mais de 5 mil empresas se inscreveram, representando cerca de 3,2 milhões de trabalhadores em todo o país.
O diretor-presidente do Banco Cooperativo Sicredi, César Bochi, destacou que o reconhecimento é reflexo da cultura organizacional da instituição. “Colocar as pessoas no centro da estratégia é o caminho para construir um futuro sólido e sustentável. Nosso orgulho maior é sermos melhores que nós mesmos, sempre valorizando as empresas que também priorizam as pessoas”, afirmou.
A diretora executiva de Pessoas e Cultura do Sicredi, Daniele Schmidt, atribui o resultado à combinação entre o propósito cooperativista e práticas de gestão voltadas à experiência do colaborador. “Nosso modelo privilegia a participação, a proximidade das lideranças com as equipes e a devolução de resultados à sociedade. Isso gera sentido, orgulho e fidelização”, disse.
Francisco Lucena, gerente de Pessoas e Cultura do Sicredi em estados da Região Norte, Centro-Oeste e parte de Goiás, reforçou que o reconhecimento é fruto de uma gestão que valoriza o bem-estar dos colaboradores. “Só teremos uma empresa sólida e com resultados consistentes se oferecermos uma boa experiência para quem trabalha conosco”, afirmou.
A avaliação do GPTW considera o Book de Práticas Culturais e o Índice de Confiança, com base na percepção dos funcionários. Em 2025, 90% dos colaboradores do Sicredi participaram da pesquisa, resultando em um índice de confiança de 90%. O e-NPS (Employee Net Promoter Score), que mede a probabilidade de recomendação da empresa como um bom lugar para trabalhar, atingiu 84%.
Em agosto, o Sicredi também foi incluído pela primeira vez no ranking GPTW América Latina, figurando entre as 25 melhores empresas para trabalhar na região.
Com mais de 3 mil agências e presença em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, o Sicredi reúne mais de 9,5 milhões de associados. Seu modelo de gestão cooperativa valoriza a participação dos associados como donos do negócio e promove o desenvolvimento regional por meio de soluções financeiras e não financeiras.


