Ferramenta surge para contribuir com a rotina diária dos produtores, com organização e estratégia, colaborando para uma pecuária brasileira cada vez mais forte. Projeto completo será apresentado à sociedade na segunda-feira (25)
No interior de Rondônia, a cidade de Pimenta Bueno já vem se destacando no cenário de Tecnologia e Inovação e, mais uma vez, dá um passo à frente. Pecuarista e líder cooperativista, Oberdan Ermita fez um desafio à empresa de Tecnologia Dotum Software House para criar uma ferramenta útil à atividade pecuária, que encurtasse a distância entre o campo e a tecnologia.
“Cada vez mais a Tecnologia se faz presente e necessária nos mais diversos ramos de atividade, contribuindo de várias formas, seja na redução de tempo e de custos, mas principalmente na tomada de decisões. Hoje, ao adotar a Tecnologia de forma estratégica, é possível se destacar no mercado e nós entendemos que com a pecuária brasileira isso não pode ser diferente”, pondera Oberdan Ermita.
É neste cenário que surge a IABOI, uma startup que tem como objetivo principal democratizar a gestão pecuária com o uso de Inteligência Artificial. Tudo isso por meio do WhatsApp, o aplicativo de mensagens que caiu no gosto dos brasileiros e que faz parte do cotidiano de praticamente todos. O projeto completo será apresentado oficialmente na próxima segunda-feira (25), às 19h, na Associação Comercial e Industrial/ Câmara de Dirigentes Lojistas de Pimenta Bueno (ACIPB/CDL)
“Por meio do WhatsApp, a IABOI utiliza a Inteligência Artificial para tornar a gestão pecuária simples, intuitiva e acessível. A ideia é facilitar e contribuir com o trabalho e a vida de cada produtor, sem nem mesmo exigir mudanças na rotina da propriedade rural”, garante Oberdan, o idealizador da IABOI.
Tecnologia simples, resultados certeiros
Inspirada na revolução digital, que tornaram diversos serviços acessíveis a milhões de brasileiros, a IABOI aplica o mesmo princípio à pecuária. Ao registrar dados como compras, vendas, nascimentos, perdas por morte, desmame, alimentação, peso dos animais, troca de pasto, o produtor permite à Inteligência Artificial elaborar relatórios completos, calcular indicadores e até mesmo explicar os números registrados e a evolução da atividade em sua propriedade. E tudo isso, de forma simples, diretamente por meio do WhatsApp, como se fosse um bate-papo informal.
“O produtor sabe exatamente o que faz e quais técnicas melhores se aplicam à sua propriedade. O que a Inteligência Artificial da plataforma IABOI quer fazer para ajudar é organizar, interpretar e transformar os dados fornecidos pelo próprio pecuarista em informações e estratégias claras e úteis para contribuir com a tomada de decisão”, explica Keynes Fernandes, CEO da Dotum, a empresa responsável por desenvolver a ferramenta.
Gestão acessível para todos
Mesmo que um produtor se diga alheio à evolução da Tecnologia, com a ferramenta IABOI ele não terá dificuldade nenhuma para gerir ainda melhor a sua atividade. Uma vez que a proposta da IABOI é facilitar a atuação dos produtores rurais, respeitando o seu tempo e as suas características. Além disso, qualquer dúvida que surgir pelo caminho, a própria Inteligência Artificial poderá saná-la, basta questionar ou relatar suas dúvidas junto à IABOI.
“A IABOI traz uma tecnologia acessível e o mais intuitiva possível. A ideia foi justamente possibilitar o acesso do produtor rural a uma ferramenta que surge unicamente para contribuir com a gestão pecuária. Todas as informações da atividade vão estar ao seu alcance, literalmente na palma da mão”, afirma Oberdan Ermita.
Informação é poder
Com dados organizados, o produtor terá mais segurança para entender qual a situação atual da sua atividade/propriedade e uma base sólida para definir até onde quer chegar. Ou seja, isso significa mais controle sobre a produtividade, melhor uso dos recursos disponíveis e decisões mais assertivas. “A IABOI acredita que esse acesso à informação é um passo importante para guiar uma gestão mais efetiva e fortalecer a pecuária brasileira, de uma forma geral. A IABOI surge para ser uma grande parceria do produtor rural”, completa Oberdan.
Para saber mais sobre a nova ferramenta que promete revolucionar a gestão da atividade pecuária, acesse o site oficial da IABOI.
(Giliane Perin)