JARU (RO) — A fruticultura é um setor da agricultura que está em crescimento e representa uma ótima oportunidade tanto para o desenvolvimento da economia, através da agricultura familiar, quanto para o reconhecimento do estado no mercado externo, através das exportações de frutas cultivadas em Rondônia.
Um exemplo é o cacau, fruta cultivada no estado que tem ganhado fama nacional, que além de ser a principal matéria-prima para a produção de chocolate, tem ganhado destaque quando o assunto é gerar renda e empregos.
O reconhecimento é tanto, que em 2023, o produtor Deoclides Pires da Silva, de Jaru (RO), e o produtor Robson Tomaz, de Nova União (RO), foram campeões do V Concurso Nacional de Qualidade do Cacau Especial do Brasil, testificando a excelência do fruto produzido no estado.
🍊 Como se tornar um fruticultor?
Pensando em atender a demanda da fruticultura, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), campus Jaru, abriu 28 vagas no curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) em fruticultor.
- Podem participar: assalariados rurais, mulheres responsáveis pela unidade familiar, indígenas, quilombolas e povos do campo, das águas e das florestas e pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica.
🖥️ A inscrição é gratuita e pode ser feita até 30 de abril, pela internet (clique aqui).
De acordo com o edital, os selecionados poderão receber uma ‘Bolsa Aluno’ no valor de R$ 2 por hora/aula frequentada no curso, sendo que o curso tem carga horária total de 200 horas.