IFRO sediará Encontro Estadual do Fórum dos Direitos das Crianças e Adolescentes

IFRO sediará Encontro Estadual do Fórum dos Direitos das Crianças e Adolescentes

Na oportunidade serão debatidos temas fundamentais, como a visibilidade das vozes jovens nas políticas públicas, a importância do Comitê de Participação de Adolescentes (CPA) e os impactos da infraestrutura escolar na garantia dos direitos de crianças e adolescentes. Segundo Márcia Tesser, Coordenadora da Escola de Conselhos de Rondônia, “o fortalecimento da sociedade civil organizada e a visibilidade das vozes das juventudes é primordial para garantir os direitos das crianças e dos adolescentes”, destaca.

O encontro é uma realização do Fórum Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, do CONANDA, da Secretaria Nacional dos Direitos das Crianças e do Adolescente, do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, do IFRO e do Governo Federal.

O evento será realizado das 08h às 17h no auditório do IFRO, Campus Porto Velho Zona Nortelocalizado na Avenida Governador Jorge Teixeira nº 3146, Setor Industrial, Porto Velho – RO. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas por meio do link https://encurtador.com.br/uUApy ou pelos contatos de e-mails: [email protected] / [email protected] ou WhatsApp (69) 99303-5424.

IFRO anuncia o VIII Congresso Amazônico de Educação a Distância: Conectividade, Inovação e Empreendedorismo em Foco

EADO Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) realizará o VIII Congresso Amazônico de Educação a Distância (EaD) em novembro deste ano. As submissões de trabalhos iniciarão no próximo dia 7 de julho. Com o tema “Conectividade, Ecossistema de Inovação e Empreendedorismo na Amazônia”, o evento promete ser um marco na discussão e no avanço da educação a distância na região.

Totalmente no formato on-line, reunirá especialistas, pesquisadores, gestores e estudantes para debater os desafios e as oportunidades da EaD em um contexto tão singular como o da Amazônia. A programação abrangerá tópicos cruciais, como a infraestrutura de conectividade necessária para democratizar o acesso à educação, o fomento a ecossistemas de inovação que impulsionem o desenvolvimento regional e o papel da EaD na capacitação para o empreendedorismo local.

Serão abordadas questões como a aprendizagem ativa e significativa na cultura digital, os desafios da inclusão digital na Amazônia e a aplicação de conhecimentos tradicionais no cenário da cultura digital. A realização do evento reflete o compromisso institucional com a expansão e o aprimoramento da modalidade a distância, reconhecendo seu potencial transformador para a inclusão social e o desenvolvimento sustentável da Amazônia.

O Diretor de Educação a Distância, Saulo Souza de Macedo, convida a comunidade a participar, mostrando que a edição deste ano “é um momento imperdível para todos que se interessam pelo futuro da educação e pelo impacto da tecnologia no desenvolvimento da Amazônia”.

Entre os temas debatidos em edições anteriores estão limites, possibilidades e redes de aprendizagem da educação a distância na Amazônia; a cultura e a diversidade, com foco nas “aprendizagens amazônicas” e valorização de saberes locais; a inclusão e acessibilidade, incluindo o uso de tecnologias para promover a inclusão de pessoas com deficiência; a gamificação e inovação pedagógica mediante metodologias ativas, cultura maker e ecossistemas digitais; a formação docente e currículo, falando de abordagens colaborativas e interativas no ensino a distância; o uso da inteligência artificial na educação e seus desafios éticos, práticas locais e impactos em comunidades ribeirinhas; a participação democrática e cidadania digital por meio da inclusão digital e na relação com políticas públicas; regulação e gestão da EaD, trazendo modelos institucionais, produção de conteúdo e oferta colaborativa; sustentabilidade, tecnologia, integração dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) em práticas educacionais regionais; bem como sobre a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), promovendo o uso consciente e seguro da informação em ambientes virtuais.

Para mais informações sobre inscrições e a programação do VIII Congresso Amazônico de Educação a Distância do IFRO, acompanhe as publicações no portal do IFRO, nas redes sociais ou no site do evento https://www.even3.com.br/congressoamazonico2025-569044/.

Serviço

Evento: VIII Congresso Amazônico de Educação a Distância

Data: 11 a 14 de novembro de 2025

Submissões de trabalhos científicos: A partir de 7 de julho de 2025

Local: Canal do YouTube do IFRO e campi

Formato: on-line

Acadêmicos do Campus Guajará-Mirim lançam obra coletiva sobre gêneros textuais em noite de celebração literária e acadêmica

Livro Guajará 7O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Guajará-Mirim, na noite do dia 13 de junho, celebrou um marco na trajetória acadêmica de seus estudantes com o lançamento oficial do livro “Gêneros Textuais – Tessituras e Funções Sociais”. A obra, produzida no primeiro semestre de 2023 pelos então acadêmicos do 1º período do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, atualmente no 5º período, é resultado de um trabalho coletivo que alia formação científica, inclusão e sensibilidade literária.

Organizado pelos Professores Maria Enísia Soares de Souza e Carlos Davis Barroso de Oliveira Junior, o livro reúne textos autorais dos acadêmicos, que se destacaram por sua criatividade, domínio da linguagem e compromisso com a temática dos gêneros textuais e suas funções sociais.

Um dos autores é um estudante com deficiência intelectual, cuja contribuição reafirma o compromisso do IFRO com uma educação inclusiva, equitativa e de qualidade, que respeita e valoriza a diversidade entre seus alunos. A solenidade de lançamento foi idealizada e conduzida pelo acadêmico Melquisedeque Ribeiro Languidey, atual líder da turma, que se destacou pela iniciativa e organização do evento, promovendo uma noite de celebração e reconhecimento coletivo.

Durante a cerimônia, os autores foram homenageados com a entrega simbólica de exemplares da obra e puderam compartilhar com os presentes o orgulho de ver suas produções ganharem forma e visibilidade. O evento contou com a presença de todos os autores, dos organizadores, da Professora Kally Alves de Sousa – que representou a Coordenação do Curso de Ciências Biológicas – além de convidados e demais membros da comunidade acadêmica. A programação incluiu uma apresentação artística, o sorteio de dois exemplares da obra entre os participantes e um coffee break de encerramento.

Como parte do compromisso de difusão do conhecimento produzido no IFRO, a obra Gêneros Textuais – Tessituras e Funções Sociais será distribuída para as bibliotecas de todos os campi do IFRO em Rondônia, ampliando seu alcance e servindo como fonte de inspiração para outros estudantes. A publicação acadêmica representa o protagonismo estudantil, a força da coletividade e o potencial transformador da educação pública.

Segundo Maria Enísia Soares, o livro é um testemunho de que, com incentivo, orientação e espaço para expressão, todas as vozes podem – e devem – ser ouvidas. “A produção da obra, ‘Gêneros Textuais: Tessituras e Funções Sociais’, é resultado de um trabalho que se iniciou na sala de aula, com um dos conteúdos do componente curricular Português Instrumental, com uma turma recém-chegada ao campus para cursar Ciências Biológicas. Escrever o livro a várias mãos, durante um semestre, com o protagonismo da turma, foi um desafio. No entanto, poder contar com o apoio da Reitoria, por meio da Propesp, Edital nº 01/2024/Reit-Propesp/IFRO, de 23 de fevereiro de 2024, Processo SEI nº 23243.002011/2024-52, para a publicação da obra, e lançamento hoje, assegura-nos de que investimentos como esse contribuem com o crescimento de cada autor e, sobretudo, reforça o pensamento de que investir em educação é escolha que traz inúmeros benefícios”.

Na obra, os leitores irão ver um trabalho a várias mãos, que levará à leitura de diferentes gêneros de textos, conceitos fundamentais e exemplos ilustrativos. Conforme está escrito na contracapa: “Cada página deste livro é um convite para explorar a vasta paisagem dos gêneros textuais, desde os clássicos e atemporais até os mais contemporâneos e emergentes. Aqui, você encontra um conjunto de verbetes cuidadosamente elaborados, que fornecem insights sobre os propósitos comunicativos de cada gênero, bem como suas características”.

Na continuação diz que “o arranjo textual do livro observa os elementos estruturais, linguísticos e estilísticos que compõem cada um dos gêneros, bem como o contexto em que são utilizados. Além disso, cada verbete é enriquecido com exemplos ilustrativos. É um escrito destinado a estudantes, professores de língua portuguesa, em especial, do ensino fundamental e médio, e entusiastas da linguagem. Seja para aprofundar conhecimentos, seja para enriquecer suas aulas”.

Lançamento de foguetes de garrafa PET une ciência e diversão para estudantes do Programa PartiuIF em Colorado do Oeste

lancamento foguetes partiuif colorado 3Estudantes do Programa PartiuIF, em Colorado do Oeste, participaram de uma oficina especial que uniu conhecimento científico e muita empolgação: o lançamento de foguetes feitos com garrafas PET. A atividade ocorreu em 2 de junho de 2025 e integrou a Formação Suplementar do programa, sendo conduzida pelo Professor de Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Márcio Adolfo de Almeida, com apoio de estudantes do Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio da instituição.

A oficina foi dividida em duas etapas: uma aula teórica com explicações sobre os fundamentos físicos do lançamento oblíquo, pressão, ação e reação, aerodinâmica e trajetória, seguida de uma prática no Estádio Municipal de Colorado do Oeste. Os lançamentos ocorreram em campo aberto, utilizando foguetes de nível 3 (água e ar comprimido) e nível 4 (reação química com vinagre e bicarbonato de sódio).

Segundo o Professor Márcio Adolfo, a experiência foi enriquecedora para o grupo de estudantes. “A atividade de lançamento de foguetes foi envolvente e educativa. A turma do programa viu a complexidade aerodinâmica e toda a preparação necessária para um lançamento de foguete. Foi gratificante ver o entusiasmo da turma ao compreenderem o lançamento oblíquo e sua aplicação prática ao assistir o foguete voando bem alto e distante. Essa abordagem prática contribuiu para a aplicação de teorias em contextos reais, promovendo o aprendizado e a colaboração entre os envolvidos, estimulando o interesse pela Astronomia, Astronáutica e Física”, afirmou o docente.

A ação foi proposta como estratégia de reforço para o ensino de Ciências da Natureza e Matemática. Para a Coordenadora Pedagógica do Programa PartiuIF em Colorado do Oeste, Renata Souza Santos, a proposta teve grande impacto no grupo. “Temos uma turma de 40 estudantes do 9º ano, que têm aulas três vezes por semana. Atividades diversificadas como essa colaboram significativamente para a fixação da aprendizagem. A oficina proporcionou uma vivência dinâmica e interativa, alinhando teoria e prática com muita empolgação. O grupo de estudantes participou da aula e trabalharam conceitos matemáticos e de física de forma lúdica e interativa”, comentou.

A servidora do IFRO e também Pedagoga do Programa PartiuIF em Colorado, Cláudia Adriani Correia Lins, destacou o caráter formativo e lúdico da ação. “A experiência uniu ciência, criatividade e muita empolgação. Os estudantes aprenderam conceitos de Física com materiais simples e acessíveis, mostrando, na prática, que a ciência pode ser divertida e instigante”, disse.

Para a turma do PartiuIF, a oficina foi marcada por descobertas e encantamento. Miguel Correa Lins, participante do projeto, mostrou seu entusiasmo com a atividade: “Foi muito legal ver como coisas simples podem virar ciência de verdade. Eu nunca imaginei que conseguiria fazer um foguete voar”, destacou. Já o aluno Lucas Falcão falou sobre os novos aprendizados: “gostei muito da parte com ar comprimido e água, porque já conhecia os foguetes com vinagre e bicarbonato. Foi um novo aprendizado”.

A realização da oficia teve colaboração de estudantes do Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio do IFRO Campus Colorado do Oeste, Estela Regina de Melo Klainert e Denise Ferreira Klainert. Elas reforçaram o valor da vivência prática. “A experiência de participar dessa oficina sobre Lançamento de Foguetes com Garrafas PET foi única. Nos esforçamos para ela ser dinâmica tanto na parte teórica quanto na prática, trazendo o conhecimento de uma forma atraente e legal”, disse Estela. “Foi um desafio pela complexidade, mas também muito envolvente. Por isso, participar do desenvolvimento deste projeto foi uma experiência bem interessante”, completou Denise.

O Professor Márcio agradeceu às estudantes do IFRO, Denise e Estela, por ajudarem na realização da oficina. “Elas se dispuseram a realizar um trabalho com muita destreza, além da perseverança em vencer os desafios tanto na confecção dos foguetes como também durante o lançamento dos mesmos”, afirmou.

Programa PartiuIF

O “PartiuIF” é o nome do Programa Nacional de Promoção de Igualdade de Oportunidades para acesso de estudantes da rede pública de ensino à Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. É uma iniciativa institucional voltada à recuperação de aprendizagens de estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental de escolas públicas, com foco em alunos em situação de vulnerabilidade social.

Um dos objetivos é aproximar os alunos do Ensino Fundamental das áreas científicas e tecnológicas, incentivando o interesse por futuras carreiras através de cursos nos Institutos Federais. A Formação Básica do programa é voltada para as áreas de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências da Natureza e Formação Suplementar que são Práticas Suplementares interdisciplinares e transversais.

Em Colorado do Oeste o programa é coordenado pelo IFRO Campus Colorado e 40 estudantes participam do programa, com aulas na escola estadual parceira, Paulo de Assis Ribeiro (EPAR).

Na avaliação dos organizadores, a oficina de foguetes com garrafa PET foi mais uma das ações exitosas do programa, que integra o compromisso do IFRO com a promoção da ciência, do acesso à educação de qualidade e da formação cidadã de jovens da região.

Alunos do Calama visitam ONG que atua na reintegração de egressos do sistema prisional

Visita AcudaEstudantes do 2º ano do Curso Técnico em Edificações Integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Calama, participaram de uma experiência marcante ao visitarem a Organização não Governamental Acuda (Associação Cultural e de Desenvolvimento do Apenado e Egresso), que atua na reintegração social de pessoas privadas de liberdade e egressos do sistema prisional.

A visita técnica foi acompanhada pelos Professores Cássio Alves Lus (Sociologia) e Joilson Mendes Arruda (Literatura), como parte das ações pedagógicas interdisciplinares desenvolvidas pela instituição. Durante a atividade, os alunos puderam conhecer de perto as metodologias aplicadas pela Acuda, que utiliza a educação e a cultura como ferramentas de transformação social.

A ONG trabalha com práticas que envolvem desde meditação até a expressão artística por meio do teatro. Um dos destaques da visita foi a apresentação da peça Bizarrus, encenada por reeducandos. O espetáculo retrata histórias reais de vida, crimes, arrependimentos e sonhos, com forte apelo emocional e reflexivo.

Para os estudantes, o contato direto com as narrativas dos atores permitiu compreender com mais profundidade a realidade do sistema prisional e as dificuldades da reinserção social. Kaiki Kauã Costa Silva, um dos alunos participantes, relatou ter ficado profundamente tocado com a experiência. “Teve uma cena sobre racismo, outra sobre a mãe que perdeu o filho para o crime. Cada ator contou sua história, seu arrependimento, seus sonhos. Isso me arrepia. Eles mostraram o que realmente querem passar: que o crime não é o caminho. A gente vê que essa realidade está perto da gente, na nossa família, no nosso bairro”, disse.

A estudante Maria Carolina Euflazio Falleiros destacou a diferença entre o aprendizado teórico e o contato direto com as vivências reais. “Na aula, a gente tem livros, vídeos, dados. Mas ali, no teatro, diante de quem viveu aquilo, é completamente diferente. A gente sente a dor deles. Isso nos ajuda a entender de verdade o impacto do crime e a importância da reintegração”, afirmou.

A visita à Acuda fez parte de uma proposta pedagógica que busca integrar o conhecimento teórico à vivência prática, ampliando o olhar crítico e social dos estudantes sobre questões como justiça, exclusão, arrependimento e reconstrução de trajetórias.

Campus Vilhena promove ações na Semana Nacional do Meio Ambiente

Vilhena Meio Ambiente 13A Semana Nacional do Meio Ambiente foi comemorada entre os dias 2 e 8 de junho no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Vilhena. Com o tema central voltado à sensibilização e conscientização da comunidade acadêmica e externa sobre a importância da preservação ambiental, o evento reuniu palestras, apresentações e um concurso cultural.

A ação foi organizada por uma comissão própria e contou com a participação ativa de estudantes, servidores e colaboradores externos. A abertura oficial do evento aconteceu no dia 2 de junho, seguida pela palestra “Atuação da Polícia Ambiental do Estado de Rondônia”, ministrada por Sargento Josenildo e Sargenta Kedna.

A programação seguiu nos dias 3 e 4 de junho, incluindo a palestra “Natureza em foco: explorando o ecótono vilhenense”, com o biólogo e professor Rafael Fonseca (UNINASSAU), realizada em dois turnos, vespertino e noturno. Em sua apresentação, ele destacou a rica biodiversidade da região de transição entre o Cerrado e a Amazônia, conhecida como ecótono vilhenense.

Os participantes também tiveram contato com serpentes resgatadas na região de Vilhena. Foram apresentados ao público um exemplar de cascavel capturado em área urbana, que será devolvido à natureza em local apropriado, e filhotes de jiboia arco-íris da Amazônia, nascidos em cativeiro após o resgate de uma fêmea adulta durante as queimadas ocorridas em 2025. Os animais foram utilizados como exemplo para tratar da importância do resgate responsável e da reabilitação da fauna silvestre.

Outro destaque da programação foi a participação da Cooperativa SICOOB CREDISUL, representada por Ieda Nicolau, que conduziu a palestra “Plantando Futuro”. A instituição fez a doação de mudas de árvores, que foram plantadas no campus pelos próprios estudantes, promovendo uma vivência concreta de educação ambiental e responsabilidade coletiva.

A valorização da arte e da educação ambiental também esteve presente com apresentações como “A missão de Alice”, peça teatral do grupo do IFRO Campus Vilhena, e “Beautiful Creatures – Rio 2 – Barbatuques”, performance musical realizada por alunos do curso técnico integrado ao ensino médio.

No período noturno do dia 4, o público acompanhou a palestra sobre o “Projeto Viveiro Municipal”, ministrada pela Vereadora Amanda Areval, que compartilhou as ações desenvolvidas no município voltadas à recuperação de áreas verdes e incentivo ao reflorestamento.

Diversos momentos de reflexão sobre o impacto das ações individuais no meio ambiente também foram inseridos ao longo da programação, promovendo diálogos significativos. Essas atividades foram conduzidas por servidores do IFRO e membros da comissão organizadora, que estimularam os presentes a repensarem hábitos cotidianos e suas consequências para o planeta.

Um dos pontos altos da semana foi o Concurso Cultural, que estimulou a produção artística e a reflexão ambiental entre estudantes dos cursos técnicos e superiores. As modalidades incluíram poema, fotografia, pintura em tela, vídeo, monólogo teatral e paródia, com apoio de parceiros como a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, o Viveiro São Paulo e a empresa Mr. Dog, responsáveis pela viabilização das premiações.

A estudante Ester Ronconi, vencedora do primeiro lugar nas categorias fotografia e pintura em tela, destacou a importância de atividades práticas e criativas na sensibilização ambiental. “Projetos como esse são importantes por si só, mas ficam ainda mais interessantes quando usam meios que despertam a criatividade. Pinturas e fotografias dizem muito mais do que palavras. Na foto, meu grupo quis criticar a poluição dos mares, mostrando que, se continuarmos assim, vamos acabar comendo o próprio lixo. Na pintura, quis representar como a natureza está sendo sufocada pelo lixo, a ponto de se fundir a ele”, explicou.

A estudante Letícia Silva Almeida, que conquistou o quarto lugar na categoria pintura em tela, ressaltou que experiências como essas são altamente valorizadas pelos estudantes, justamente por proporcionarem um momento de reflexão e conexão real com a natureza e as causas ambientais. “Como aluna, me sinto privilegiada de participar dessas atividades”, afirmou.

A Presidente da comissão organizadora, Misley Alzira Estevão, reforçou que o evento é mais do que uma programação institucional, é um chamado à reflexão e à ação: “enxergo na Semana do Meio Ambiente um convite ao compromisso. Que cada um de nós se sinta mobilizado a agir, nas pequenas escolhas do dia a dia. Durante esses dias, tivemos uma jornada inspiradora e sensibilizadora. Acreditamos que cada fala, cada ideia e cada iniciativa pode ser o início de uma transformação, seja ela individual, coletiva ou institucional”.

Confira a lista completa dos vencedores do Concurso Cultural – Semana do Meio Ambiente 2025

Modalidade Poema:

1º lugar – Giovani Peter Egert – Gestão Pública

2º lugar – Vanda da Costa Reis – Gestão Pública

3º lugar – Clenylton da Rocha Roman Pinheiro – 3º B Eletromecânica

4º lugar – Ruti Alves da Silva – Gestão Comercial

Modalidade Fotografia:

1º lugar – Grupo 1º A Informática: Amanda Karla F. Trovó, Anna Victória Reis Marques, Ester Ronconi Dias, Marcela Rocha Dias, Rebeca dos Santos Safra Moreira

2º lugar – 1º A Informática: Samara Pinheiro Schiavi 3° lugar – 1º A Eletromecânica: Eric Santos Cabral

Modalidade Pintura em Tela

1º lugar – Ester Ronconi Dias – 1º A Informática

2º lugar – Ana Júlia Soares Duarte – 3º A Eletromecânica

3º lugar – Guilherme Henrique dos Santos Nunes – 2º A

4º lugar – Letícia Silva Almeida – 3º A Informática.

IFRO seleciona estudantes para a 2ª edição do Programa de Mobilidade STEM Internacional com destino à Costa Rica

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) abriu o processo seletivo para a segunda edição do Programa de Mobilidade STEM Internacional. A iniciativa, promovida em parceria com a organização AFS Intercultura Brasil, contempla dez bolsas integrais para estudantes regularmente matriculados nos cursos técnicos integrados ao ensino médio da instituição. A viagem está prevista para setembro de 2025, com duração de duas semanas na Costa Rica, incluindo atividades nas cidades de San José e Turrialba.

Mais informações estão no edital, disponível neste link. Nesta edição, será selecionado um estudante de cada campus da instituição. Caso alguma das dez vagas não seja preenchida, será priorizado o campus com maior número de inscritos em situação de vulnerabilidade socioeconômica. A participação é vedada a estudantes que integraram a primeira edição do programa, realizada em novembro de 2024, quando discentes e docentes do IFRO participaram de atividades na Argentina.

O Programa de Mobilidade STEM Internacional tem como objetivos impulsionar o processo de internacionalização do IFRO, promover a mobilidade de estudantes em instituições estrangeiras de educação em ciência e tecnologia, ampliar a cooperação internacional da instituição, aumentar sua visibilidade no exterior e contribuir para a melhoria dos indicadores institucionais de qualidade.

Os estudantes selecionados participarão de uma programação acadêmica e cultural com foco na metodologia STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática), incluindo visitas técnicas, workshops e atividades com instituições locais. Também haverá oportunidade para conhecer políticas públicas da Costa Rica na área de educação, projetos comunitários e o desenvolvimento de tecnologias aplicadas à juventude.

O processo seletivo ocorrerá em três etapas: análise documental, teste de proficiência em língua espanhola e entrevista. A primeira fase consiste no envio da documentação completa e obrigatória por meio de formulário on-line. Os materiais exigidos incluem histórico escolar atualizado com índice de rendimento, declaração de participação em projetos acadêmicos, termo de compromisso, vídeo de apresentação em espanhol, redação em português e questionário socioeconômico com comprovação de renda familiar.

As demais etapas incluem o teste de proficiência virtual, com pontuação máxima de 100 pontos, e a entrevista final realizada com os dois primeiros colocados de cada campus. A nota final será composta pela média das três fases. Em caso de empate, será utilizado o critério de maior vulnerabilidade econômica. Após a divulgação do resultado final, os estudantes classificados deverão participar das reuniões preparatórias com a equipe da Assessoria de Relações Internacionais (Arint/IFRO) e do AFS Brasil.

Os aprovados receberão bolsa integral, que cobre passagens aéreas nacionais e internacionais, hospedagem, alimentação, seguro médico, traslado, certificado de participação e suporte 24h. As despesas pessoais e emissão de documentos não estão incluídas.

Ao retornarem ao Brasil, os estudantes deverão apresentar um relato de experiência ou participar de roda de conversa em seus campi, como forma de compartilhar o aprendizado e incentivar a participação de outros alunos em ações de internacionalização. Os registros das atividades serão encaminhados à Assessoria de Relações Internacionais do IFRO.

O período de inscrições vai de 25 de junho a 6 de julho de 2025, por meio do formulário disponível no link https://forms.gle/MmCJhgWHMYoqxZ687. A homologação das inscrições será publicada em 11 de julho no site institucional. O teste de proficiência ocorrerá em 15 de julho e as entrevistas entre 21 e 22 de julho. O resultado final está previsto para 28 de julho de 2025.

Argentina – A primeira edição ocorreu em novembro de 2024, quando discentes e docentes fizeram a mobilidade internacional em Buenos Aires, capital da Argentina. A seleção realizada pela Arint/IFRO levou 10 alunos representando cada campus da instituição e 2 docentes de língua espanhola para participarem do programa de Mobilidade STEM Internacional na Argentina. Confira como foi a primeira edição nesta matéria: “Estudantes e docentes fazem duas semanas de intercâmbio em Buenos Aires”.

“Programas como este promovem experiências transformadoras, ampliam horizontes e contribuem para a formação de jovens com visão global. Essa vivência impacta diretamente no protagonismo estudantil e fortalece a missão do IFRO de oferecer uma educação pública de excelência”, avalia a Assessora de Relações Internacionais, Diana Ketlem.

Para a docente, “o programa de Mobilidade STEM Internacional, na sua segunda edição, faz com que o IFRO continue consolidando a internacionalização como uma política institucional alinhada ao projeto de formação integral dos estudantes. Agradeço à gestão por compreender que esta é uma ação que transforma a vida dos nossos alunos e por seguir investindo em oportunidades que ampliam o alcance e o sentido da educação pública, gratuita e de qualidade que oferecemos”, finaliza Diana.

(Imprensa IFRO)

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