Brasileiro impressionou ao chegar em oitavo lugar, na prova que contou com Piastri em segundo lugar e Leclerc, em terceiro. Calouro da Sauber faturou quatro pontos

Por Redação ge — Spielberg, Áustria
A espera, enfim, acabou. Em sua 11ª corrida na F1, Gabriel Bortoleto enfim conquistou pontos para o Brasil, cruzando a linha de chegada do GP da Áustria, neste domingo, em oitavo lugar. O resultado confirmou o bom ritmo apresentado pelo calouro da Sauber ao longo do fim de semana, que terminou com vitória do pole position Lando Norris. Oscar Piastri e Charles Leclerc completaram o pódio.
Fazendo uma prova sólida, o brasileiro executou poucas mas precisas ultrapassagens, contando ainda com a estratégia acertada para manter a posição na qual largou. Nas últimas voltas, começou a pressionar o veterano Fernando Alonso – que por sinal, gerencia a carreira do jovem paulista de 20 anos – e também teve que despachar para longe o colega Nico Hulkenberg, nono colocado.
O oitavo lugar de Bortoleto findou um jejum de quase oito anos desde o décimo lugar de Felipe Massa no GP de Abu Dhabi de 2017: de lá pra cá, foram mais de 2770 dias sem um brasileiro pontuando na F1. Gabriel fatura quatro pontos, ocupando o 19º lugar no campeonato liderado por Piastri. Ele também foi eleito Piloto do Dia, na votação popular dos espectadores da categoria.

Norris chega a sete vitórias na carreira, sendo esta a terceira do inglês na temporada. Porém, ele permanece atrás de Piastri no Mundial de pilotos, com 15 pontos a menos que o companheiro – cuja segunda colocação na corrida deste domingo assegurou a quarta dobradinha da McLaren em 2025.
A equipe ampliou a vantagem no campeonato de construtores, somando 417 pontos contra 210 da nova vice-líder Ferrari: a escuderia superou novamente a Mercedes na tabela, beneficiada com o quarto pódio de Leclerc no ano, e o quarto lugar de Lewis Hamilton, melhor resultado coletivo do time italiano até aqui.
Resultado
Lando Norris (McLaren)
Oscar Piastri (McLaren) +2s695
Charles Leclerc (Ferrari) +19s820
Lewis Hamilton (Ferrari) +29s020
George Russell (Mercedes) +62s396
Liam Lawson (RB) +67s754
Fernando Alonso (Aston Martin) – 1 volta
Gabriel Bortoleto (Sauber) – 1 volta
Nico Hulkenberg (Sauber) – 1 volta
Esteban Ocon (Haas) – 1 volta
Oliver Bearman (Haas) – 1 volta
Isack Hadjar (RB) – 1 volta
Pierre Gasly (Alpine) – 1 volta
Lance Stroll (Aston Martin) – 1 volta
Franco Colapinto (Alpine) – 1 volta
Yuki Tsunoda (RBR) – 2 voltas
Abandonaram: Alexander Albon (Williams), Max Verstappen (RBR), Andrea Kimi Antonelli (Mercedes), Carlos Sainz (Williams).
A F1 retorna já no próximo fim de semana em 6 de julho, com o GP da Inglaterra, válido como a 12ª etapa da temporada. Veja o calendário.
Momentos-chave. A largada (e antes dela!)
Carlos Sainz ficou parado no grid na hora da volta de formação, queixando-se do câmbio travado na primeira marcha. O início da prova foi abortado e o espanhol recolheu para os boxes, momento no qual seus dois freios começaram a pegar fogo. Essa não foi a única baixa da Williams: Alexander Albon abandonou na volta 17 por problemas mecânicos.

Na largada de fato, Norris sustentou a dianteira à frente de Leclerc, que viu Piastri passá-lo na primeira curva para já buscar uma aproximação do colega da McLaren. Logo atrás, um incidente tirou Verstappen e Antonelli da prova: nono colocado inicialmente, o calouro da Mercedes tocou na traseira do holandês, sétimo até então, e o fez rodar.
Pelo rádio, o jovem italiano se desculpou pelo episódio. Punido após a corrida, perde ainda três posições no grid do GP da Inglaterra, e leva dois pontos na superlicença.

Bortoleto tentou a aproximação de Lawson, mas o neozelandês da RB fechou a porta e o brasileiro teve que desviar por fora da pista – passando perto de Verstappen e Antonelli na área de escape, mas saindo ileso.
A disputa foi retomada na volta 4 após a saída do safety car, e já com disputa entre Hamilton e Russell: o heptacampeão da Ferrari conseguiu evitar a manobra do rival, que pelo rádio, queixou-se pelo ex-colega de equipe ter se movido erraticamente ao frear.
Bortoleto rumo aos pontos
Na décima volta, o brasileiro mantinha-se em quarto lugar e, embora perto de Pierre Gasly, também tinha Liam Lawson a menos de um segundo dele. O brasileiro se aproximou do rival da Alpine no 12º giro, ultrapassando-o pelo sétimo lugar na curva 8; o calouro da Sauber ainda evitou uma retaliação que quase culminou em contato, alguns metros à frente.

Gabriel herdou duas posições com os pit stops de Alexander Albon e George Russell entre as voltas 14 e 19. Seu pit stop foi concluído no 22º giro, seguindo com pneus médios; o brasileiro voltou para a pista atrás do colega Nico Hulkenberg em 12º e, depois de cobrar a Sauber, teve caminho aberto pelo companheiro na volta 29.
A troca de Isack Hadjar o levou de volta à oitava colocação; em seguida, os pit stops de Liam Lawson e Fernando Alonso, nas voltas 34 e 35, elevaram a dupla da Sauber a, respectivamente, sexto e sétimo.
Na volta 50, o brasileiro retornou aos boxes, substituindo os compostos médios por um novo set de duros e retornando em décimo; superando Isack Hadjar e aproveitando a parada de Esteban Ocon, Gabriel recuperou sua posição original na prova.
Nos últimos giros, porém, Hulkenberg apareceu mais perto do calouro da Sauber, que por sua vez, reduziu a distância para o sexto colocado, Alonso, o suficiente para ensaiar uma ultrapassagem sobre o veterano da Aston Martin.
Lando e Oscar duelam pela ponta
Piastri conseguiu reduzir sua desvantagem para Norris na volta seis para menos de meio segundo; no entanto, seu primeiro bote, na curva 4, não obteve resultado. Foi só no 11º giro que o australiano conseguiu passar o colega, mas Lando conseguiu recuperar a posição; quatro voltas depois, defendeu-se de outra manobra.
Na volta 20, mais um entrevero entre a dupla: desta vez, o australiano travou os pneus e tentou mergulhar à frente de Norris na entrada da curva. A McLaren então chamou o inglês aos boxes no giro seguinte; Piastri fez seu pit stop no 25º. Com as paradas de, Leclerc e Hamilton entre as voltas 26 e 27, Lando recuperou a ponta.
Apesar do início quente, a briga entre a dupla se estabilizou nas voltas que sucederam. A diferença entre eles manteve-se na média de 3s5; mesmo assim, a McLaren os chamou para mais uma rodada de pit stops: o inglês, no giro 53 e o australiano, na volta seguinte.
Piastri, ao voltar para a pista, ainda teve que desviar de uma manobra do retardatário Franco Colapinto que quase resultou em um contato entre eles. O argentino da Alpine tentava mirar Yuki Tsunoda, com quem havia duelado giros antes pelo 13º lugar – da primeira vez, o piloto da RBR recebeu 10s por provocar um contato. Desta, Colapinto levou 5s e um ponto na superlicença.
Fonte: ge