GP da Áustria: Bortoleto pontua pela primeira vez em vitória de Norris

GP da Áustria: Bortoleto pontua pela primeira vez em vitória de Norris

Gabriel Bortoleto chegou em oitavo lugar no GP da Áustria da F1 em 2025 — Foto: Steven Tee/LAT Images

Por Redação ge — Spielberg, Áustria

A espera, enfim, acabou. Em sua 11ª corrida na F1, Gabriel Bortoleto enfim conquistou pontos para o Brasil, cruzando a linha de chegada do GP da Áustria, neste domingo, em oitavo lugar. O resultado confirmou o bom ritmo apresentado pelo calouro da Sauber ao longo do fim de semana, que terminou com vitória do pole position Lando Norris. Oscar Piastri e Charles Leclerc completaram o pódio.

Fazendo uma prova sólida, o brasileiro executou poucas mas precisas ultrapassagens, contando ainda com a estratégia acertada para manter a posição na qual largou. Nas últimas voltas, começou a pressionar o veterano Fernando Alonso – que por sinal, gerencia a carreira do jovem paulista de 20 anos – e também teve que despachar para longe o colega Nico Hulkenberg, nono colocado.

O oitavo lugar de Bortoleto findou um jejum de quase oito anos desde o décimo lugar de Felipe Massa no GP de Abu Dhabi de 2017: de lá pra cá, foram mais de 2770 dias sem um brasileiro pontuando na F1. Gabriel fatura quatro pontos, ocupando o 19º lugar no campeonato liderado por Piastri. Ele também foi eleito Piloto do Dia, na votação popular dos espectadores da categoria.

Lando Norris celebra vitória no GP da Áustria de F1 em 2025 — Foto: Steven Tee/LAT Images

Norris chega a sete vitórias na carreira, sendo esta a terceira do inglês na temporada. Porém, ele permanece atrás de Piastri no Mundial de pilotos, com 15 pontos a menos que o companheiro – cuja segunda colocação na corrida deste domingo assegurou a quarta dobradinha da McLaren em 2025.

A equipe ampliou a vantagem no campeonato de construtores, somando 417 pontos contra 210 da nova vice-líder Ferrari: a escuderia superou novamente a Mercedes na tabela, beneficiada com o quarto pódio de Leclerc no ano, e o quarto lugar de Lewis Hamilton, melhor resultado coletivo do time italiano até aqui.

Resultado
Lando Norris (McLaren)
Oscar Piastri (McLaren) +2s695
Charles Leclerc (Ferrari) +19s820
Lewis Hamilton (Ferrari) +29s020
George Russell (Mercedes) +62s396
Liam Lawson (RB) +67s754
Fernando Alonso (Aston Martin) – 1 volta
Gabriel Bortoleto (Sauber) – 1 volta
Nico Hulkenberg (Sauber) – 1 volta
Esteban Ocon (Haas) – 1 volta
Oliver Bearman (Haas) – 1 volta
Isack Hadjar (RB) – 1 volta
Pierre Gasly (Alpine) – 1 volta
Lance Stroll (Aston Martin) – 1 volta
Franco Colapinto (Alpine) – 1 volta
Yuki Tsunoda (RBR) – 2 voltas
Abandonaram: Alexander Albon (Williams), Max Verstappen (RBR), Andrea Kimi Antonelli (Mercedes), Carlos Sainz (Williams).

A F1 retorna já no próximo fim de semana em 6 de julho, com o GP da Inglaterra, válido como a 12ª etapa da temporada. Veja o calendário.

Momentos-chave. A largada (e antes dela!)

Carlos Sainz ficou parado no grid na hora da volta de formação, queixando-se do câmbio travado na primeira marcha. O início da prova foi abortado e o espanhol recolheu para os boxes, momento no qual seus dois freios começaram a pegar fogo. Essa não foi a única baixa da Williams: Alexander Albon abandonou na volta 17 por problemas mecânicos.

Mecânicos da Williams tentam conter fogo no carro de Carlos Sainz — Foto: Leonhard Foeger/Reuters

Na largada de fato, Norris sustentou a dianteira à frente de Leclerc, que viu Piastri passá-lo na primeira curva para já buscar uma aproximação do colega da McLaren. Logo atrás, um incidente tirou Verstappen e Antonelli da prova: nono colocado inicialmente, o calouro da Mercedes tocou na traseira do holandês, sétimo até então, e o fez rodar.

Pelo rádio, o jovem italiano se desculpou pelo episódio. Punido após a corrida, perde ainda três posições no grid do GP da Inglaterra, e leva dois pontos na superlicença.

Batida entre Max Verstappen e Kimi Antonelli no GP da Áustria — Foto: Sam Bloxham/LAT Images

Bortoleto tentou a aproximação de Lawson, mas o neozelandês da RB fechou a porta e o brasileiro teve que desviar por fora da pista – passando perto de Verstappen e Antonelli na área de escape, mas saindo ileso.

A disputa foi retomada na volta 4 após a saída do safety car, e já com disputa entre Hamilton e Russell: o heptacampeão da Ferrari conseguiu evitar a manobra do rival, que pelo rádio, queixou-se pelo ex-colega de equipe ter se movido erraticamente ao frear.

Bortoleto rumo aos pontos
Na décima volta, o brasileiro mantinha-se em quarto lugar e, embora perto de Pierre Gasly, também tinha Liam Lawson a menos de um segundo dele. O brasileiro se aproximou do rival da Alpine no 12º giro, ultrapassando-o pelo sétimo lugar na curva 8; o calouro da Sauber ainda evitou uma retaliação que quase culminou em contato, alguns metros à frente.

Gabriel Bortoleto no GP da Áustria — Foto: Getty Images

Gabriel herdou duas posições com os pit stops de Alexander Albon e George Russell entre as voltas 14 e 19. Seu pit stop foi concluído no 22º giro, seguindo com pneus médios; o brasileiro voltou para a pista atrás do colega Nico Hulkenberg em 12º e, depois de cobrar a Sauber, teve caminho aberto pelo companheiro na volta 29.

A troca de Isack Hadjar o levou de volta à oitava colocação; em seguida, os pit stops de Liam Lawson e Fernando Alonso, nas voltas 34 e 35, elevaram a dupla da Sauber a, respectivamente, sexto e sétimo.

Na volta 50, o brasileiro retornou aos boxes, substituindo os compostos médios por um novo set de duros e retornando em décimo; superando Isack Hadjar e aproveitando a parada de Esteban Ocon, Gabriel recuperou sua posição original na prova.

Nos últimos giros, porém, Hulkenberg apareceu mais perto do calouro da Sauber, que por sua vez, reduziu a distância para o sexto colocado, Alonso, o suficiente para ensaiar uma ultrapassagem sobre o veterano da Aston Martin.

Lando e Oscar duelam pela ponta
Piastri conseguiu reduzir sua desvantagem para Norris na volta seis para menos de meio segundo; no entanto, seu primeiro bote, na curva 4, não obteve resultado. Foi só no 11º giro que o australiano conseguiu passar o colega, mas Lando conseguiu recuperar a posição; quatro voltas depois, defendeu-se de outra manobra.

Na volta 20, mais um entrevero entre a dupla: desta vez, o australiano travou os pneus e tentou mergulhar à frente de Norris na entrada da curva. A McLaren então chamou o inglês aos boxes no giro seguinte; Piastri fez seu pit stop no 25º. Com as paradas de, Leclerc e Hamilton entre as voltas 26 e 27, Lando recuperou a ponta.

Apesar do início quente, a briga entre a dupla se estabilizou nas voltas que sucederam. A diferença entre eles manteve-se na média de 3s5; mesmo assim, a McLaren os chamou para mais uma rodada de pit stops: o inglês, no giro 53 e o australiano, na volta seguinte.

Piastri, ao voltar para a pista, ainda teve que desviar de uma manobra do retardatário Franco Colapinto que quase resultou em um contato entre eles. O argentino da Alpine tentava mirar Yuki Tsunoda, com quem havia duelado giros antes pelo 13º lugar – da primeira vez, o piloto da RBR recebeu 10s por provocar um contato. Desta, Colapinto levou 5s e um ponto na superlicença.

Fonte: ge 

— Anuncie Aqui!

Últimas Notícias

Mais notícias