A Força Aérea Brasileira (FAB) confirmou na noite desta sexta-feira (29) ter encontrado a aeronave sumida ontem na Serra do Japi, entre Jundiaí e Várzea Paulista, no interior de São Paulo. O avião de pequeno porte fazia o trajeto entre Jundiaí e a cidade de São Paulo. A bordo estava somente o piloto. A última comunicação dele com a torre de controle foi às 23h30 de quinta-feira (28).
A Defesa Civil informou que o helicóptero Águia da Polícia Militar encontrou à tarde, do alto, destroços que pareciam ser de uma aeronave. Por terra, vídeos registrados por guardas municipais de Jundiaí, que também trabalham nas buscas, mostram pedaços que parecem ser de uma aeronave no chão e pendurados em galhos de árvores. Às 18h desta sexta-feira (29), o Corpo de Bombeiros informou ter localizado na região “objetos de fibra”, que “podem ser da aeronave”. O piloto ainda não foi encontrado.
A região onde foram encontrados os destroços é de montanhas e tem vegetação densa. Por causa do anoitecer e da dificuldade de acesso ao terreno, por volta das 20h, as buscas foram interrompidas pela PM e pelos Bombeiros. Os trabalhos desses agentes vão ser retomados na manhã de sábado (30).
A FAB informou que seguirá atuando agora à noite para identificar os destroços e socorrer a eventual vítima do acidente. Pela Força Aérea, os trabalhos são conduzidos por investigadores do Quarto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa IV), órgão regional do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa).
O que se sabe sobre o sumiço da aeronave
Uma aeronave de pequeno porte sumiu no interior de São Paulo na noite dessa quinta-feira (28). De acordo com a Defesa Civil, o último contato do piloto com a torre de controle deu-se por volta das 23h30 de ontem, quando o avião sobrevoava a Serra do Japi, uma cadeia de montanhas próxima a Jundiaí.
O último sinal emitido pela aeronave desaparecida foi registrado entre as cidades de Jundiaí e Várzea Paulista. Equipes da Força Aérea Brasileira (FAB) e do Comando de Aviação da Polícia Militar (CAvPM) atuam em buscas nessa região.
Segundo a Defesa Civil, apenas o piloto estava a bordo. Ele tinha saído de Jundiaí com destino ao Aeroporto do Campo de Marte, na capital paulista. Ao chegar em São Paulo, o piloto não conseguiu pousar e voltou para Jundiaí.
A aeronave desaparecida é um modelo Seneca, com capacidade para um piloto e cinco passageiros. O modelo é PA-34-220T, e o prefixo, PT – WLP.