
A FACER – Federação das Associações Comerciais e Empresariais de Rondônia realizou no sábado (28), na sede da Associação Comercial e Industrial de Ouro Preto do Oeste – ACIOP, a 2ª Reunião Ordinária da sua Diretoria Administrativa e do Sistema FACER 2025.
O encontro foi conduzido pela presidente da FACER, Kelly Naahmara Rodrigues Jorge, e contou com a presença do vice-presidente Cícero Noronha, diretores da entidade e presidentes de diversas Associações Comerciais do estado.
Na pauta, estiveram temas estratégicos como a apresentação e aprovação das contas do triênio 2022/2024, análise das demandas das associações locais, além da apresentação do projeto Liquida Rondônia e informes do Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura de Rondônia – CMEC RO.
A programação contou com duas palestras relevantes. Em uma delas, o auditor fiscal da Secretaria de Estado de Finanças (SEFIN/RO), Jailton Cosme Lima Oliveira, falou sobre os Benefícios Fiscais em 2025, enquanto Rafael Vargas, diretor institucional do Centro de Administração Integrada de Rondônia (Cairon), abordou estratégias e fontes de captação de recursos para o setor empresarial.
Para a Presidente Kelly Naahmara, encontros como este são fundamentais para fortalecer a união do sistema associativista. “Cada reunião é uma oportunidade de alinharmos objetivos, ouvirmos as necessidades regionais e definirmos estratégias conjuntas. Nosso foco é manter o associativismo como protagonista no desenvolvimento de Rondônia. Agradeço ao presidente Zenildo, ao vice-presidente Joel e à equipe da ACIOP pela recepção organizada e pela oportunidade de sediar este encontro em sua casa,” destacou a presidente.
O vice-presidente Cícero Noronha também reforçou o papel da FACER como porta-voz do empresariado. “Existimos para sermos a voz unida das nossas entidades. Estar juntos, trocar experiências e buscar soluções inovadoras é fundamental para apoiar nossos empresários”, afirmou.
Para a ACIOP, anfitriã do encontro, o saldo foi extremamente positivo. O presidente Zenildo avaliou o evento como um marco importante. “Receber a FACER aqui foi uma honra. Encontros descentralizados como este são fundamentais para unir o empreendedorismo, fortalecer nossas associações e proporcionar acesso a informações valiosas, como as palestras que tivemos hoje.”
Já o vice-presidente Joel celebrou a oportunidade. “Foi uma grande satisfação sediar essa reunião, que proporcionou troca de experiências, oportunidades de negócios e integração. Agradecemos à FACER pela confiança.”
A presença expressiva de lideranças do Sistema FACER – Federação das Associações Comerciais e Empresariais de Rondônia reforçou o clima de união e planejamento, consolidando a entidade como referência no associativismo e na defesa dos interesses do empresariado rondoniense.
(Assessoria de Imprensa/FACER)