Comissão aprova criação de serviço de policiamento especializado em enfrentar violência doméstica

Comissão aprova criação de serviço de policiamento especializado em enfrentar violência doméstica

Proposta do Senado permite que União, estados e municípios criem serviço de policiamento para enfrentar a violência contra as mulheres

Ana Paula: objetivo do projeto é nacionalizar o programa, que já existe em algumas cidades — Foto: Alan Santos/Câmara dos Deputados[/caption]

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados aprovou proposta do Senado que permite a União, Distrito Federal, estados e municípios criar e promover serviço de policiamento especializado em enfrentar a violência contra as mulheres.

O texto recebeu parecer da relatora, deputada Enfermeira Ana Paula (PDT-CE), pela constitucionalidade. Como foi analisado de forma conclusiva e modificado durante a análise pela Câmara, já pode retornar para nova avaliação pelos senadores, a não ser que haja recurso para votação pelo Plenário da Câmara.

Entre as mudanças feitas no texto, está a retirada do nome “Patrulha Maria da Penha” para designar o serviço.

Segundo a proposta, o serviço de policiamento especializado fará visitas periódicas às casas de mulheres em situação de violência doméstica e familiar. O objetivo é verificar se as medidas protetivas estão sendo cumpridas, além de reprimir eventuais atos de violência.

As ações deverão ser executadas pelos órgãos de segurança pública dos Estados e do DF, e as guardas municipais também poderão integrar o serviço.

A gestão do programa será exercida de forma integrada pela União e pelo Distrito Federal e estados que aderirem a ele.

A deputada Enfermeira Ana Paula explicou que o objetivo do projeto é nacionalizar o programa, que já existe em algumas cidades. “Esse programa já acontece em alguns municípios, através das guardas municipais e das polícias militares. É uma questão de garantia da não violência, quando já tem medida protetiva ou uma ação judicial”, afirmou.

]]>

— Anuncie Aqui!

Últimas Notícias

Mais notícias